Implantação do BRT do ABC chega à segunda fase de obras

Implantação do BRT do ABC chega à segunda fase de obras

A construção do BRT do ABC Paulista chegou à segunda fase das obras nesta semana. A nova etapa da implantação da estrutura, que tomou o lugar da linha 18 – Bronze do Metrô (importante lembrar), veio após a emissão de uma licença ambiental por parte da CETESB, que ocorreu em Janeiro. Ela envolve o trecho das avenidas Lauro Gomes, Winston Churchill e Marginal, e das ruas Michel Saliba, Aída e do Grito, em SBC, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.

De acordo com a EMTU, a fase 2 engloba o trecho compreendido entre a divisa de São Bernardo do Campo e o Terminal Sacomã. Com um total de 15km de extensão, essa etapa contará com a construção de 13 paradas, 3 viadutos e quatro pontes, além de passarelas.

Custando aproximadamente R$900 milhões, a implantação do BRT do ABC veio após a gestão do ex-governador João Dória desistir do monotrilho da linha 18 – Bronze, que ligaria SBC à Estação Tamanduatei do metrô. A obra foi incluída na renovação da concessão do corredor ABD ao Grupo ABC, que opera o sistema por meio da empresa Next Mobilidade. Além disso, houve o repasse das linhas operadas pelas antigas permissionárias da chamada Área 5 da EMTU à empresa. Outro ponto do contrato foi o repasse de cerca de R$700 milhões de reais do governo à Next – de acordo com o jornal “O Estado de São Paulo” -, a título de “reequilíbrio econômico-financeiro”.

Quando em operação, o BRT contará com 92 ônibus articulados elétricos, 18km de extensão, 16 paradas e 3 terminais. A previsão é de que, no início, o serviço atenda a uma demanda de cerca de 170 mil passageiros por dia. Haverá opções de linhas paradoras, semi-expressas (para em alguns pontos) e expressas (apenas terminais).

Fique por dentro!

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Implantação do BRT do ABC chega à segunda fase de obras" e voltar ao início.

Redação