Deputada questiona EMTU sobre linha para atender UFABC

Deputada questiona EMTU sobre linha para atender UFABC

A deputada Paula da Bancada Feminista solicitou à EMTU a implantação de uma linha para atender os campus da UFABC o ABC Paulista. A publicação do pedido ocorreu nesta semana.

De acordo com o documento, ela quer saber se, atualmente, há algum estudo para que haja uma linha ligando os campus de Santo André e SBC da universidade. Além disso, ela pergunta quantas vezes a EMTU se reuniu com a reitoria sobre a criação desta linha nos últimos quatro anos. Como argumento, a parlamentar cita que a demanda para a criação desta ligação se arrasta por dez anos – desde a criação do campus de SBC.

“Desde então, a Reitoria da universidade, em diferentes gestões, vem buscando espaço de negociação com o poder público para a implantação de uma linha intermunicipal que ligue os campi e o terminal rodoviário, sem sucesso. Apesar desse esforço, apenas uma linha municipal de ônibus atende o campus, com intervalo de cerca de 30 minutos e itinerário insuficiente para atender as demandas da comunidade universitária”, diz. Pela falta do transporte, a UFABC oferece ônibus fretados para atender sua demanda até o Terminal Santo André.

Outra questão levantada é o fato de a linha 217, que vai à rodoviária do Tietê, em São Paulo, deixar de parar na Vergueiro. “Estudantes que se deslocam diariamente da Zona Norte da capital foram prejudicados com a remoção das paradas na Vergueiro.”, alegou.

Em 2019, após pressão de estudantes e reitoria, por exemplo, a EMTU chegou a criar uma linha que atendia o Campus de SBC. Ela circulava apenas até a Avenida Kennedy, e tinha integração com as linhas 148 e 154. Naquela época, outros deputados também se reuniram e cobraram a entidade sobre a criação do serviço.

Fique por dentro!

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Deputada questiona EMTU sobre linha para atender UFABC" e voltar ao início.

Redação