Ferraz de Vasconcelos troca empresa de ônibus municipais

A cidade de Ferraz de Vasconcelos, na região do Alto Tietê, vai trocar sua operadora de ônibus municipais. O anúncio foi feito pela prefeita Priscila Gambale nesta semana, junto com o Secretário de Mobilidade Urbana de Ferraz, Álvaro Vieira. Atualmente, as linhas municipais são operadas pela Radial.

Quem assumirá as linhas será a Alto Tietê Transporte (ATT), empresa do mesmo grupo da atual operadora. A troca deve ser realizada dentro de 180 dias, de acordo com os termos da licitação. A espectativa é de que 100% da frota seja trocada em até três anos, sendo 25% no primeiro ano, 25% no segundo e o restante no terceiro. Os novos ônibus devem vir com ar condicionado, tomadas USB e Wi-Fi.

Outro ponto destacado é que, com a implantação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica, haverá integração tarifária entre linhas, onde o passageiro poderá utilizar dois ônibus pagando apenas um. Não há previsão de aumento de tarifa em um primeiro momento, mas ela pode chegar à R$5,40 futuramente. Não deve haver subsídios à tarifa, segundo a própria ATT.

Após a conclusão da instalação dos equipamentos embarcados necessários, os passageiros passarão a contar ainda com um aplicativo para consulta da localização dos ônibus, suas rotas e a previsão de chegada aos pontos. “Tivemos um processo licitatório de contratação de empresas. Antes, isso era feito por meio de contrato. Temos a empresa vencedora que vai ter que seguir tudo o que foi colocado no edital, definido através de muitos estudos feitos pela Prefeitura. Ele vai ser assinado em 25 de agosto, na outra quarta e, a partir disso, a empresa terá 180 dias para se adaptar e iniciar os trabalhos. “, disse a prefeita de Ferraz.

Redação

Leave a Reply