Terminal de ônibus da EMTU terá distribuição de testes de HIV

Um terminal de ônibus da EMTU, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, receberá uma ação de combate ao HIV nesta quinta-feira. No local, haverá a distribuição de kits de autoteste de HIV. A ação é uma parceria entre a EMTU e o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT), da Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com a EMTU, o intuito é possibilitar o diagnóstico de um maior número de pessoas. Este teste pode ser feito pelo usuário na própria residência, sem a necessidade de um técnico presente. Caso o resultado dê “reagente” ou “positivo”, a orientação é de que a pessoa compareça imediatamente a uma unidade de saúde para início do tratamento.

EMTU e CRT esperam distribuir cerca de 700 testes de HIV, entre as 10h e as 14h. Além disso, haverá a distribuição de 5 mil preservativos masculinos e 2 mil femininos. “De acordo com dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde (MS), em dezembro de 2020, foram diagnosticados 41.909 novos casos de HIV e 37.308 casos de Aids no Brasil.”, diz a estatal, em nota. Não foi informado se algum outro terminal de ônibus da EMTU receberá a ação.

Terminal de ônibus da EMTU

Redação

Leave a Reply