Algumas linhas metropolitanas do Alto Tietê sofrerão mudanças consideráveis este mês

Em meados de Julho, noticiamos que a linha 076TRO ganharia integração com outras seis linhas metropolitanas na região do Alto Tietê. Pois bem. Agora a finalidade desta integração foi finalmente elucidada, conforme nota divulgada pela EMTU na última Sexta-Feira (01/09)
A partir de 23 de setembro, os usuários das linhas que circulam por Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano com destino à região da estação Brás do Metrô, na capital, contarão com um novo sistema de operação que proporcionará melhor mobilidade e maior fluidez ao transporte metropolitano. 
A operação dos ônibus ficará concentrada no trecho com maior carregamento entre essas cidades do Alto Tietê e a região de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Aproximadamente 5.000 passageiros fazem esse trajeto por dia.
Entre São Miguel Paulista e o Metrô Brás, por onde circulam, em média, 1.500 pessoas diariamente, o atendimento será realizado por meio da integração entre as linhas metropolitana, SOMENTE com o Cartão BOM, sem qualquer custo adicional aos usuários. Dois postos adicionais serão implantados, sendo um em Suzano e outro em São Miguel Paulista, em data e local a serem divulgados.
Essa nova rede de transporte também propiciará nova opção de destino para moradores de Arujá e Itaquaquecetuba e economia com a tarifa integrada entre as linhas intermunicipais. O intervalo máximo para realizar a integração entre as linhas será de 180 minutos.

Linhas envolvidas:

• 038TRO – Mogi das Cruzes (Estação CPTM Estudantes) x São Paulo (Metrô Armênia);

• 075TRO – Arujá (Parque Rodrigo Barreto) x São Paulo (Metrô Brás);

• 075VP1 – Arujá (Parque Rodrigo Barreto) x São Paulo (São Miguel Paulista);

• 076TRO – Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) x São Paulo (Metrô Brás);

• 144TRO – Mogi das Cruzes (Estação CPTM Estudantes) x São Paulo (Metrô Brás);

• 242TRO – Itaquaquecetuba (Jardim Pinheirinho) x São Paulo (Metrô Carrão);

• 242BI1 – Itaquaquecetuba (Pequeno Coração) x São Paulo (Metrô Carrão);

• 549TRO – Arujá (Mirante) x São Paulo (São Miguel Paulista);

• 589TRO – Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) x São Paulo (Penha).

Mudanças operacionais

A linha 075VP1 que tem como destino São Miguel Paulista será desativada e substituída pela linha 075TRO. O ponto terminal da linha 075TRO será transferido da estação Brás do Metrô para São Miguel Paulista, concentrando o atendimento no trecho de maior demanda de passageiros. 
Para chegar ao Metrô Brás os usuários poderão fazer a integração com a linha 076TRO, por meio do cartão BOM sem custo adicional. A linha 076TRO terá seu ponto terminal transferido de Poá para Itaquaquecetuba, próximo à estação Manoel Feio, da CPTM. 
Os usuários de Poá serão atendidos pela linha 589TRO e para chegar ao Metrô Brás deverão fazer a integração com a linha 076TRO, utilizando o BOM.
A linha 144TRO, com destino ao Metrô Brás, será desativada e substituída pela 038TRO. Para chegar ao Metrô Brás os usuários de Mogi das Cruzes e Suzano deverão fazer a integração com a linha 076TRO, por meio do BOM. 

A integração com a linha 076TRO propiciará uma nova opção de transporte para o Metrô Brás aos moradores dos bairros Mirante, em Arujá, e Jardim Pinheirinho e Pequeno Coração, em Itaquaquecetuba. 

Economia

Com a implantação desse novo sistema de operação, os passageiros de Mogi das Cruzes com destino ao Metrô Brás terão uma economia de 11% no pagamento da tarifa. 
Os usuários de Arujá, dos bairros Parque Rodrigo Barreto e Centro, contarão com um desconto de 12% com a tarifa integrada entre as linhas 075TRO e 076TRO. 
Os usuários de Itaquaquecetuba, do bairro Monte Belo, terão uma economia de 25% no pagamento da tarifa para chegar ao Metrô Brás, já que passarão a utilizar a linha 076TRO em substituição à linha 144TRO. 
Clique aqui para ver as regras de integração.

Redação

One thought on “Algumas linhas metropolitanas do Alto Tietê sofrerão mudanças consideráveis este mês

Leave a Reply