Governo regulamenta gratuidade para idosos entre 60 e 64 anos na EMTU

O Governo de São Paulo regulamentou a gratuidade para idosos com idade entre 60 e 64 anos nos ônibus da EMTU. O decreto 67.455 foi publicado neste sábado. Ele era necessário para fazer valer a lei que liberou a gratuidade, sancionada no ano passado.

De acordo com a EMTU, para exercer o direito, o idoso que usa os ônibus intermunicipais na Grande São Paulo deverá providenciar um cartão TOP. O cartão valerá também para usufruir do benefício no Metrô e trens metropolitanos. Por outro lado, nas regiões de Campinas e Baixada Santista, os idosos deverão providenciar um Cartão Bus+ ou BR Card, respectivamente. Por fim, nas demais regiões, o passe livre ocorrerá por meio dos cartões de cada empresa de ônibus.

No entanto, a EMTU informou também que nos primeiros 15 dias a partir do dia 21/01, haverá a implementação do sistema e a criação de uma resolução complementar por parte da Secretaria de Transportes Metropolitanos, que ocorrerá durante a semana do dia 22. A estatal esclareceu que, na Grande São Paulo, quem já possui o Cartão TOP poderá validar o benefício encostando o cartão em uma “abelhinha”. Trata-se de máquinas de validação de créditos presente em estações de metrô e trem.

O Cartão TOP pode ser feito pelo aplicativo “TOP” ou em um ponto de atendimento.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Governo regulamenta gratuidade para idosos entre 60 e 64 anos na EMTU" e voltar à página inicial

Redação