Após enchentes em Mauá, prefeito diz ter cobrado verba do estado

Após diversas enchentes em Mauá, as quais ocorreram na última terça-feira, o prefeito Marcelo Oliveira disse ter cobrado mais verbas do estado. A fala veio depois que fortes chuvas atingiram a cidade durante a tarde. Segundo ele, as verbas seriam para ações de combate às enchentes.

De acordo com o prefeito, os principais destinos da verba seriam a ampliação do piscinão do Paço, na região central, e o aumento da vazão de água embaixo da ferrovia da CPTM. Ele diz ainda que apresenta projetos sobre o assunto à gestão estadual desde o início do seu mandato. “Encaminhei imagens da situação de nossa cidade direto ao Sec. de desenvolvimento regional Marco Vinholi, para reforçar a urgência da obra”, disse.

Por fim, ele pontuou que a prefeitura está reestruturando equipes da Defesa Civil que atuam na cidade. Segundo o prefeito, isso está ocorrendo por meio de equipamentos que auxiliam no planejamento de ações. Com isso, ele alegou reforçar os convênios com o governo do estado e governo federal. Dessa forma, a cidade trouxe novos aparelhos de medição das chuvas, por exemplo.

Duante o início da noite, ele visitou alguns dos locais mais afetados pelas chuvas, como a Vila Carlina.

Transtornos

De acordo com dados da Defesa Civil, choveu 82mm na última terça. O volume é 16% maior do que as chuvas registradas no dia 14. Nesta data, a cidade também enfrentou diversos transtornos durante a tarde, com diversos pontos de alagamento.

As chuvas e enchentes do último dia 28 causaram a paralisação do transporte público em Santo André e Mauá. Segundo a EMTU, por exemplo, linhas de trólebus do Corredor ABD ficaram paradas por cerca de 30 minutos em Santo André. A água invadiu ainda terminais de ônibus e estações da CPTM, causando cascatas e cabeças d’água.

O portal Linhas Metropolitanas apurou, por meio de monitoramento em tempo real, que ao menos outras oito linhas que operam em ambas as cidades sofreram prejuízos, como atrasos e paralisação.

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Sendo assim, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Então não perca tempo: Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Deixe um comentário