Prefeitura promete reorganizar transporte municipal de Mogi das Cruzes

A prefeitura de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, prometeu reorganizar o transporte municipal de Mogi. Segundo ela, o principal objetivo é reduzir os custos de operação, por meio de mudanças nos trajetos das linhas. Contudo, ela diz que também viza deixar as viagens mais rápidas. Agora, as linhas passam por um processo de redesenho por parte da equipe técnica da cidade.

De acordo com a administração municipal, uma das medidas que estão em pauta é a retirada de ônibus da região central. Ela alega que, dessa forma, os pontos finais passariam a ser em algum terminal da região que a linha atende. Assim sendo, ela espera que as viagens se tornem mais ágeis e pontuais com a eliminação do trânsito dessa região influenciando nas linhas.

Além disso, ela estuda fazer com que as linhas tenham um trajeto mais direto entre as duas pontas. Para isso, ela pretende eliminar o que chamou de “voltas desnecessárias”. A prefeitura classifica este ponto como “alteração de eficiência”.

A municipalidade diz ainda que, dessa forma, as linhas podem ganhar mais viagens e, ao mesmo tempo, diminuir seus custos de operação. “Com a eficiência, o mesmo ônibus pode atender realizar mais viagens e atender mais passageiros.”, comentou em nota.

O anúncio veio ao mesmo tempo em que a cidade divulgava que o aumento na tarifa dos ônibus ficará para 2022. Conforme adiantou o Portal Linhas Metropolitanas na última quarta-feira, o governo de Mogi já trata sobre o assunto com as empresas de ônibus da cidade, que pediram que a tarifa ficasse acima dos R$7,00. Relembre:

Aumento nos ônibus de Mogi das Cruzes deve ocorrer em 2022

Projeto piloto

A primeira região que deve sentir os efeitos das mudanças no transporte municipal de Mogi será o distrito de Biritiba-Ussu, na zona sul da cidade. De acordo com a prefeitura, as alterações devem gerar uma economia de 40 minutos em cada viagem. Além disso, com elas, seria possível acrescentar nove partidas no bairro. Ela diz que já apresentou as propostas à comunidade.

Outro distrito que já recebeu o comunicado foi o de Sabaúna, no extremo leste de Mogi. Ele foi feito no dia 16 de novembro. O município promete lançar uma página em seu site oficial, para que os cidadãos possam opinar sobre as mudanças propostas. “Nós ouvimos a população, que pede mais partidas, mais horários. A Prefeitura está estudando o sistema como um todo e os ganhos se refletem em melhor atendimento e em economia de combustível, pneus, depreciação dos ônibus.”, disse a secretária de transportes, Cristiane Ayres.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

transporte municipal de Mogi

Redação

Deixe um comentário