Bilhete digital deve ser implantado em ônibus da EMTU até 2022

O bilhete digital “TOP”, criado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos para substituir os bilhetes Edmonson no Metrô e na CPTM, deve ser implantado nos ônibus da EMTU até meados de 2022. A informação foi dada pelo secretário de transportes metropolitanos Alexandre Baldy em entrevista ao jornal “Agora”.

O TOP consiste em um QRCode, comprado nas bilheterias das estações ou até mesmo pelo celular (WhatsApp ou App do TOP), que faz com que a catraca seja liberada ao encosta-lo no validador. Este tipo de bilhete começou a ser implantado pelo Governo de São Paulo em 2020, tendo sito lançado oficialmente em Dezembro. Já a venda pelo WhatsApp, com pagamento via pix, está disponível desde junho deste ano.

Alguns ônibus do sistema intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo já estão recebendo os validadores com a tecnologia necessária para a implantação do TOP nos ônibus. Eles consistem em um equipamento semelhante ao tradicional, com um dispositivo acoplado na parte de baixo que emite um feixe de luz. Ao posicionar o QRCode abaixo do feixe, a passagem é liberada.

A expectativa é de que o novo bilhete digital substitua o cartão BOM a médio prazo. Nos últimos anos, a Secretaria de Transportes Metropolitanos já havia feito testes com pagamentos alternativos – além do dinheiro e do cartão eletrônico -, como cartões de débito com tecnologia NFC, no qual a cobrança é feita por aproximação. Na época, a iniciativa foi uma parceria entre governo e uma operadora de cartões. No entanto, a solução não foi implantada de forma definitiva.

Algumas cidades já contam com métodos de pagamento similares ao que o governo de São Paulo pretende expandir. Em Sorocaba, por exemplo, é possível adquirir passagens de ônibus pelo aplicativo “Cittamobi”, com pagamento via cartão de crédito.

Redação

Um comentário em “Bilhete digital deve ser implantado em ônibus da EMTU até 2022

Deixe um comentário