Bilhete digital deve ser implantado em ônibus da EMTU até 2022

O bilhete digital “TOP”, criado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos para substituir os bilhetes Edmonson no Metrô e na CPTM, deve ser implantado nos ônibus da EMTU até meados de 2022. A informação foi dada pelo secretário de transportes metropolitanos Alexandre Baldy em entrevista ao jornal “Agora”.

O TOP consiste em um QRCode, comprado nas bilheterias das estações ou até mesmo pelo celular (WhatsApp ou App do TOP), que faz com que a catraca seja liberada ao encosta-lo no validador. Este tipo de bilhete começou a ser implantado pelo Governo de São Paulo em 2020, tendo sito lançado oficialmente em Dezembro. Já a venda pelo WhatsApp, com pagamento via pix, está disponível desde junho deste ano.

Alguns ônibus do sistema intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo já estão recebendo os validadores com a tecnologia necessária para a implantação do TOP nos ônibus. Eles consistem em um equipamento semelhante ao tradicional, com um dispositivo acoplado na parte de baixo que emite um feixe de luz. Ao posicionar o QRCode abaixo do feixe, a passagem é liberada.

A expectativa é de que o novo bilhete digital substitua o cartão BOM a médio prazo. Nos últimos anos, a Secretaria de Transportes Metropolitanos já havia feito testes com pagamentos alternativos – além do dinheiro e do cartão eletrônico -, como cartões de débito com tecnologia NFC, no qual a cobrança é feita por aproximação. Na época, a iniciativa foi uma parceria entre governo e uma operadora de cartões. No entanto, a solução não foi implantada de forma definitiva.

Algumas cidades já contam com métodos de pagamento similares ao que o governo de São Paulo pretende expandir. Em Sorocaba, por exemplo, é possível adquirir passagens de ônibus pelo aplicativo “Cittamobi”, com pagamento via cartão de crédito.

Redação

One thought on “Bilhete digital deve ser implantado em ônibus da EMTU até 2022

Leave a Reply