Obras de novo terminal em Suzano começarão em 2021, diz secretário

Obras de novo terminal em Suzano começarão em 2021, diz secretário


As obras do Terminal Sul de Suzano, que será implantado na região central da cidade, próximo ao existente (mas do outro lado da ferrovia), devem começar o ano que vem. A informação foi passada pelo secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, a deputados estaduais, em reunião virtual realizada entre eles.

A implantação do novo terminal possibilitará que os passageiros que precisem embarcar em 14 linhas intermunicipais e seis municipais possam contar com uma melhor estrutura para aguardar o ônibus, protegendo-os de interpéries. Com pouco mais de 3 mil m², ele contará com cobertura metálica, plataformas elevadas, piso tátil e comunicação visual, por exemplo. Parte da área será desapropriada, mas ele também ocupará áreas cedidas pela prefeitura e pela CPTM, uma vez que está prevista uma passarela ligando o terminal e a estação.

A obra está orçada em R$12,9 milhões (sem contar as desapropriações), devendo ser concluída em 12 meses, a partir da data de início das obras. “A confirmação da obra pelo secretário estadual mostra o compromisso do Governo do Estado com Suzano e com a nossa região”, disse o deputado Estevan Galvão, que participou do encontro.

CPTM

Os deputados e o secretário aproveitaram a oportunidade para falar também sobre investimentos na CPTM, nas duas linhas que atendem o Alto Tietê (11 – Coral e 12 – Safira). De acordo com Baldy, as estações de Mogi das Cruzes (Braz Cubas, Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes) receberão investimentos ainda este ano, em parceria com a iniciativa privada. Segundo ele, a ideia é de que haja uma parceria entre empresas privadas e governo para elas custearem as estações, semelhante ao que foi feito na futura estação João Dias, na zona sul de São Paulo. Lá, uma empresa responsável por um empreendimento próximo à Ponte João Dias está se encarregando da construção da estação.

Para as estações Aracaré e Eng. Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, o secretário afirmou que ambas aguardam obras do governo do estado, e que elas estão previstas para o orçamento de 2021. Ele alegou ainda que as duas receberam melhorias no piso recentemente.


Compartilhe esta notícia:
Allef

Allef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *