Região da Baixada Santista tem menor idade média de frota no sistema EMTU

A Região Metropolitana da Baixada Santista, no litoral paulista, tem a menor idade média de frota de ônibus entre todas as regiões metropolitanas gerenciadas pela EMTU. O levantamento ocorreu com base nos dados de Dezembro de 2022, em um relatório divulgado pela empresa.

De acordo com ela, a Baixada Santista fechou o ano com uma idade média de 1,8 anos. Dentro desta estatística, constam, por exemplo, mais de 80 ônibus e micro-ônibus fabricados em 2022, com capacidade entre 23 e 46 lugares. O relatório da EMTU traz ainda que, no total a Baixada Santista fechou 2022 com 468 ônibus cadastrados. Juntando com o VLT, que conta com 22 trens, o sistema transportou mais de 56 milhões de passageiros durante o ano.

Para efeitos de comparação, a segunda região com menor idade média foi a de Campinas. Por lá, os ônibus tem em média pouco mais de seis anos de uso; o que configura uma diferença de pouco mais de quatro anos. Na Grande São Paulo, a idade média é de 6,82 anos, enquanto na região de Sorocaba é de 10,32. Por fim, a frota cadastrada para a região do Vale do Paraíba/Litoral Norte é de pouco mais de sete anos.

Alguns dados da frota da EMTU, de acordo com dados da empresa.

Lado ruim

Apesar desta vantagem em relação a outras regiões, no entanto, moradores da região comentam que nem tudo são flores. Uma das queixas, por exemplo, é a falta de itens de conforto nos veículos. Diferente de outras regiões, os ônibus da Baixada Santista não contam com ar condicionado em linhas comuns, por exemplo, algo que já é realidade principalmente nas regiões de São Paulo e Campinas. Por lá, apenas os passageiros das linhas seletivas dispõem de tal conforto – o que corresponde a 25 veículos.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Região da Baixada Santista tem menor idade média de frota no sistema EMTU" e voltar ao início.

Redação