Dois ministros votam a favor da extinção de contrato de ônibus no ABC

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já votaram a favor da extinção do contrato de operação dos ônibus da EMTU do ABC Paulista. o Processo recebeu os dois primeiros votos nos últimos quatro dias. Votaram a favor da extinção a ministra Cármen Lúcia e o ministro Edson Fachin.

De acordo com eles, o contrato celebrado entre o Governo de São Paulo e a ABC Sistemas de Transporte (Next Mobilidade) é inconstitucional. Em seu voto, a ministra Cármen Lúcia diz que “os decretos 65.574 e 65.575, de 2021, afrontam os princípios do dever de se atender à licitação prévia, à legalidade, moralidade e impessoalidade”.

No entanto, ainda restam nove votos de outros ministros, que devem votar até o dia 17 de outubro. Se houver a anulação, o governo terá de assumir a operação ou realizar uma licitação para concessão do sistema em até um ano.

O contrato do governo de São Paulo e da EMTU com a ABC Sistemas de Transporte veio após o governo de São Paulo anunciar a troca do monotrilho da linha 18 bronze por um corredor de ônibus do tipo BRT. A troca causou polêmica, pois marcaria a entrada do ABC Paulista no sistema metroviário. Além disso, o sistema já contava até mesmo com contrato assinado para sua implantação.

Desde troca gradual das empresas do sistema pela ABC, houve a também gradual troca dos ônibus intermunicipais que operavam na região por novos veículos. Houve ainda o fechamento do Terminal São Bernardo para obras do BRT (paradas, diga-se de passagem). Isso causou a retirada de diversas linhas de dentro do terminal.

Com informações do portal Via Trólebus.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Dois ministros votam a favor da extinção de contrato de ônibus no ABC" e voltar à página inicial.

Redação