“Pegar rabeira” agora dá multa e apreensão em Barueri

“Pegar rabeira” agora dá multa e apreensão em Barueri

“Pegar rabeira” de outros veículos agora é motivo de multa e apreensão em Barueri, na região Oeste da Grande São Paulo. Isso porque a prefeitura de Barueri sancionou uma nova lei punindo quem faz esse tipo de coisa. A lei passou a valer na última quinta-feira.

De acordo com a prefeitura, a multa para quem “pegar rabeira” à bordo de veículos autopropelidos (como bicicleta, skate ou patins) será de R$421,00. Além disso, o veículo poderá sofrer apreensão por parte das autoridades. A administração municipal diz que a lei “tem por objetivo prevenir acidentes e conscientizar especialmente crianças e adolescentes quanto ao perigo direto e iminente à vida e à saúde ao qual ficam expostos na prática da ação aqui proibida”.

A expressão “pegar rabeira” é usada quando alguém usando veículos de propulsão humana (como os descritos acima, por exemplo) segura em caminhões e ônibus, geralmente, com o intuito de vencer uma subida ou desenvolver certa velocidade. Como os veiculos pesados andam em maior velocidade que as bicicletas, skates ou patins, qualquer queda pode ser fatal.

Para o secretário de mobilidade urbana de Barueri, a lei ajuda a prefeitura a salvar vidas. “O objetivo dessa lei é inibir a prática em nosso município. Sabemos dos perigos que existem em pegar rabeira em ônibus e caminhões, principalmente por crianças e adolescentes”, comenta.

Além da punição, a lei prevê que haja ações de conscientização por parte do poder público. Uma delas será a implantação de avisos em locais visíveis nos ônibus, informando os riscos da prática. A lei diz ainda que a prefeitura deverá promover campanhas em toda a cidade, educando a população sobre o assunto.

Registros e prejuízos

A lei vem após diversos registros de crianças e adolescentes se segurando em ônibus em Barueri utilizando bicicletas. A Benfica (agora BB), que opera o sistema de ônibus municipais, se mostrou preocupada com a situação. “[Para os entres queridos]  quando menos se espera, pode chegar uma triste notícia.”, comenta.

A empresa relata também que teve problemas na operação por conta disso, uma vez que os veículos acabavam com itens danificados (como placas). Isso motivava a retirada do ônibus de operação, causando atrasos e maior tempo de espera em suas linhas. “s famosas “rabeiras”, acabam danificando as placas dos coletivos, gerando transtornos e prejuízos.”, pontuou.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da matéria ""Pegar rabeira" agora dá multa e apreensão em Barueri" e voltar à página inicial.
Compartilhe esta notícia:
Allef

Allef