EMTU diz que volta da linha 282 não tem prazo definido

A EMTU afirmou que a volta da linha 282, que ligava Juquitiba a São Paulo, passando por São Lourenço da Serra, Itapecerica Embu das Artes e Taboão da Serra não tem prazo definido. Ela deu esta informação ao ser procurada pelo portal Linhas Metropolitanas.

A linha 282 teve sua circulação autorizada pela prefeitura de São Paulo em meados de dezembro de 2021, quando demos a notícia em primeira mão. De acordo com a EMTU, após o “sim” da prefeitura de São Paulo, a linha precisa passar por alguns “procedimentos operacionais” para voltar a rodar. A empresa, no entanto, não detalhou quais seriam.

Outro ponto no qual a empresa focou é que ainda não há definição do itinerário da linha, tampouco do valor da tarifa. A informação, contudo, contrasta com informações da própria prefeitura da capital. Segundo ela, a tarifa da linha 282 seria de R$12,80, conforme projeto apresentado ao município pela própria EMTU.

Além disso, o itinerário dentro da cidade já recebeu definição pela própria prefeitura, como sendo Av. Pirajussara, Av. Eliseu de Almeida, Rua Camargo, Terminal Butantã, Rua MMDC e Rua Alvarenga. O trajeto nas outras cidades – as quais participaram da luta pela volta da linha – poderia corresponder igual ao de antigamente. Ele envolvia passagem pela Rodovia Régis Bittencourt e centro de São Lourenço da Serra.

Outro ponto que consta no pedido da EMTU feito à Prefeitura de São Paulo quanto à volta da linha 282 é o número de ônibus. Documentos da Secretaria Municipal de Transportes apontam que a linha deve operar com nove ônibus rodoviários.

volta linha 282
Parte do documento que trata da volta da linha 282. Foto: Mural de Juquitiba.

Pauta relevante

Lembrando que a volta da linha 282 foi uma das principais pautas dos moradores da região, dos prefeitos de São Lourenço e Juquitiba, de autoridades políticas de Itapecerica e Embu, do consórcio de municípios do sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD), do Ministério Público de São Paulo e do Portal Linhas Metropolitanas, dadas as dificuldades que moradores da região passaram a enfrentar com o fim da linha.

Isso porque, sem a linha 282, moradores das cidades acima precisaram recorrer a diversas integrações em ônibus comuns. Este fato deixava a viagem mais demorada e cansativa, sobretudo em dias de acidentes na BR116, que causam atrasos nas linhas que ligam Juquitiba às demais cidades.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Sendo assim, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Então não perca tempo: Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Leave a Reply