Estação Vila Sônia deve abrir semana que vem, mas sem linhas da EMTU

Estação Vila Sônia deve abrir semana que vem, mas sem linhas da EMTU

A estação Vila Sônia, da linha 4 – Amarela do Metrô, deve abrir na próxima semana. A estação, originalmente concebida para ser o terminal da linha em sua segunda fase, sofre com um atraso de ao menos sete anos. A princípio, ela operará em caráter de testes, como de praxe em inaugurações de estruturas do tipo. Contudo, neste momento, ela não contará com o terminal urbano.

De acordo com reportagem da revista “Veja”, o governador João Dória irá à estação com a faixa de abertura. O plano é que a entrega ocorra no dia 18. A operação ocorrerá das 10h às 15h. Conforme já publicou o portal Linhas Metropolitanas no passado, pelo menos 14 linhas da EMTU que vêm das cidades de Embu, Taboão e Itapecerica e vão a Pinheiros, Morumbi e Butantã devem passar a terminar na estação. No entanto, o corte nas linhas deve ocorrer apenas em Maio de 2022, quando terminarem os testes no local.

Além disso, conforme apontam documentos de 2017, na fase de elaboração da nova licitação das linhas da EMTU, ao menos duas linhas comuns devem ficar de fora destes planos. Uma delas é a 190 que, na época, ligava o Jd. São Judas, em Taboão da Serra, à Estação Conceição do Metrô, na zona Sul de São Paulo. Atualmente, ela termina na Estação Butantã, também da linha 4, após corte orquestrado pela Prefeitura de São Paulo. Apesar disso, ela não aparece na relação de linhas que sofreriam o corte.

A outra é a 459, que liga o Jd. Casa Branca, em Embu das Artes, ao bairro Itaim Bibi, em São Paulo. Atualmente, o bairro paulistano que serve como destino da linha não conta com um serviço de metrô. Sendo assim, a linha também não aparece nos documentos do certame.

Questão contratual

Cabe ressaltar que os cortes que ocorrerão nas linhas da EMTU na estação Vila Sônia estão programados desde 2006. Naquela época, o governo de São Paulo tomou a decisão ao assinar o contrato de concessão da linha amarela à iniciativa privada. No entanto, diferente de outras estações onde ocorreram cortes deste tipo, não há a ´previsão de nenhum tipo de integração tarifária diferenciada, restando apenas a integração atual por meio dos cartões BOM e TOP.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não?! Então saiba que nossa rede agora se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Estação Vila Sônia
Compartilhe esta notícia:
Allef

Allef

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.