Usuários devem ficar atentos para não fazer cartão de crédito com o TOP

Os passageiros da Grande São Paulo devem ficar atentos para não acabar fazendo um cartão de crédito com o TOP, se não quiserem. Isso porque a opção de não ativar o cartão de crédito ao se cadastrar no Cartão TOP fica um tanto escondida. O novo bilhete inclui a função de cartão de crédito e débito desde seu lançamento, em Novembro.

Por padrão, ao pedir o TOP, a opção de criação de uma conta digital – conta bancária aberta via internet – ou de um cartão de crédito vem marcada. Caso o usuário não deseje estes serviços, ele deve marcar uma caixa de seleção que indica a opção apenas pelo cartão de transporte. Ela fica no meio dos termos de uso dos serviços do TOP, e aparece ao rolar a tela um pouco para baixo. A opção é visível no primeiro acesso ao app, ou ainda a quem já está conectado e vai pedir um novo cartão, por exemplo.

Cartão de crédito TOP
Parte dos termos de uso do TOP que mencionam a opção apenas para cartão de transporte.

Para fazer um cartão novo, o usuário deve ainda marcar que leu e concordou com todo o termo, bem como com as políticas de privacidade. Caso o cliente não desmarque a opção dita acima, um cartão de crédito vinculado ao banco das lojas Pernambucanas – com taxa de anuidade de pouco mais de R$200 ao ano. Apesar disso, a gestora do TOP menciona que a aprovação da função está sujeita a análise.

Críticas

A função hibrida do cartão rendeu críticas de especialistas no setor. O LabCidade, que reúne pesquisadores das áreas de arquitetura e urbanismo da USP, classificou a situação como “financeirização da cidadania”. De acordo com o laboratório, o processo consiste em fazer com que os cidadãos precisem passar por circuitos do mercado financeiro para ter acesso a serviços públicos. Além disso, a entidade mostra preocupação com a forma de uso dos dados dos passageiros pelo mercado. “Esta solução privatiza os dados dos usuários, deixando-os à disposição da empresa, sem sabermos exatamente para quem e para quê estes dados serão passados.”, diz ela.

O LabCidade destaca ainda que os passageiros terão que fazer o cartão para continuar usando a integração entre ônibus e trens. De acordo com ele, isso se torna um atrativo para as fintechs financeiras como a que compartilha a gestão do TOP. “Devemos também  ficar atentos também às “facilidades” prometidas pelo aplicativo. [Elas] prometem solucionar todos os problemas da cidade a partir de uma tecnologia neutra e eficiente, mas que podem criar outros problemas. [Por exemplo] a discriminação das pessoas a partir dos dados gerados por elas e oferecimento de serviços e produtos a partir do cruzamento dos dados coletados com outras bases.”, conclui.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não?! Então saiba que nossa rede agora se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

2 thoughts on “Usuários devem ficar atentos para não fazer cartão de crédito com o TOP

Leave a Reply