Prefeitura de Santana de Parnaíba debate sobre municipalização do transporte
A Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu, na última segunda feira, uma audiência pública para explanar sobre a municipalização do transporte público municipal. O evento faz parte do PlanMob (Plano Municipal de Mobilidade Urbana, Circulação Viária e Transportes).
De acordo com a administração municipal, o procedimento faria com que a prefeitura assumisse a operação do transporte coletivo, hoje nas mãos da iniciativa privada. Segundo ela, um estudo realizado demonstrou que somente a municipalização possibilitaria a expansão do sistema, com a criação de linhas que atendessem toda a cidade.
A Prefeitura de Santana de Parnaiba citou também a possibilidade de criação de integrações gratuitas entre linhas municipais. Ela alega que isso só seria possível com a assunção da operação por parte do poder público.
O sistema de transporte público municipal de Santana de Parnaiba conta, atualmente, com dezoito linhas de ônibus; sendo dez delas operadas pela Urubupungá e oito pela Viação Osasco. Ambas as empresas operam ainda a maior parte das 54 linhas intermunicipais da EMTU que passam pelo município.