Passageiros pedem volta de linha da EMTU em Hortolândia


Moradores do bairro Jd. Santa Fé estão reclamando da falta de um linha da EMTU em Hortolândia. o serviço complementar 703BI1, que liga o bairro ao Terminal Metropolitano de Campinas, está paralisado desde os primeiros meses da pandemia de COVID-19; quando várias linhas sofreram queda de demanda.

Diante da situação, eles chegaram a elaborar um abaixo-assinado e colher assinaturas de moradores da região. Uma das principais queixas é que, devido à atual inexistência da linha 703BI1, os munícipes têm tido que utilizar a linha 697 que, embora também vá até o terminal de Campinas, vai superlotada.

A linha 697 sai do Terminal Hortolândia e passa por alguns bairros da cidade antes de acessar a SP-101, como por exemplo o Jd. Santa Clara do Lago. Por outro lado, a linha 703BI1 vai pelo Jd. São Bento, fazendo o mesmo caminho da linha 703.

A reclamação dos passageiros foi parar na EPTV. Então, a reportagem da emissora chegou a conversar com alguns deles. “Olha, em época de pandemia, olha como que tá o ônibus. Isso aqui é o que o pessoal sofre todo dia, pra ir trabalhar e voltar”, disse uma das passageiras, que gravou um vídeo e enviou à emissora. As imagens mostram o veículo com alta lotação.

Em resposta à equipe de TV, a EMTU disse que acompanha diariamente a operação dos ônibus. A prefeitura disse que recebeu o documento elaborado pela população.

Reclamações em outras linhas da região

Logo depois, surgiram vídeos de passageiros reclamando de superlotação em duas outras linhas da região. Na linha 709, por exemplo, que liga Monte Mor à Campinas, imagens capturadas no sábado e na segunda-feira mostram o ônibus bastante cheio. Elas também mostram diversos passageiros na fila para embarcar, em um dos pontos, mesmo nessas condições.

Já na linha 654, a situação foi igualmente gravada. Anteriormente , em setembro, passageiros já haviam criado um abaixo-assinado, pedindo aumento nos horários de partida. Na ocasião, as reclamações eram de falta de horários aos domingos e, da mesma forma, nos dias úteis (mais especificamente à noite, neste último caso). Em seguida, a EMTU disponibilizou mais um horário em cada sentido, de segunda à sexta, e aumentou significativamente o número de partida nos fins de semana.

Imagens mostram lotação na linha 654

TAGS – Linha Hortolândia – EMTU Hortolândia – Linhas EMTU

Redação

Leave a Reply