Ônibus de linha da EMTU são barrados em balança por excesso de peso

Ônibus de linha da EMTU são barrados em balança por excesso de peso

Alguns ônibus que operam em linhas da EMTU foram barrados em uma balança de fiscalização na Grande São Paulo nos últimos dias. O fato ocorreu nos meses de Abril e Maio. Os ônibus operam pela linha 030, que liga as cidades de Juquitiba e Itapecerica da Serra.

O posto de fiscalização de peso no qual os coletivos foram parados está localizado no km 296 da Rodovia Régis Bittencourt, na cidade de Itapecerica da Serra. O primeiro relato do qual tomamos conhecimento aconteceu no dia 25 de Abril, durante o dia. Na ocasião, a fiscalização reteve dois ônibus por alguns minutos por excesso de peso. Durante o período, alguns passageiros chegaram a descer dos coletivos.

Já no dia 10 deste mês, houve outra abordagem a coletivos no mesmo local, durante a noite. De acordo com passageiros que estavam em um dos ônibus abordados, eles ficaram mais de uma hora parados aguardando os agentes de fiscalização lavrarem uma autuação e liberarem o coletivo. “Nenhum ônibus veio pegar os passageiros. (…) Não tem como pegar outro ônibus”, comentou uma passageira.

Legislação

De acordo com a resolução nº 882/21 do CONTRAN, o limite de peso bruto por eixo para ônibus urbanos é de 6.000 kg, no caso de eixos com apenas dois pneumáticos, e de 10.000 kg, no caso de eixos com quatro pneumáticos. A norma estabelece ainda que “Nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com peso bruto total (PBT), com peso bruto total combinado (PBTC) ou com peso bruto transmitido por eixo, superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração (CMT) da unidade tratora.”

Em caso de descumprimento, o veículo infrator pode receber uma autuação de infração média, grave ou gravíssima, dependendo do peso excedente. O valor da multa também varia de acordo com valor em kg excedido.

Respostas

Procurada, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), informou que, quanto ao caso mais recente mencionado nesta reportagem, “foi identificado um excesso de Carga Máxima de Tração (CMT), ou seja, o peso encontrado estava além da capacidade de tração e frenagem do veículo.”

Já a EMTU, por sua vez, disse que “está em tratativas com a ANTT para adequar a operação da linha 030 à atual legislação federal, preservando a segurança e o conforto dos passageiros que utilizam o serviço.”. Ela disse também que a linha conta com 160 viagens autorizadas e uma frota de 24 ônibus nos dias uteis. A estatal finalizou dizendo que realizou uma fiscalização na linha no dia 06 de maio. “(…) não foi apurado excesso de passageiros e a programação horária autorizada foi cumprida”, concluiu.

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Ônibus da EMTU são barrados em balança por excesso de peso" e voltar ao início.

Redação