Requisição e revalidação do Passe Escolar da EMTU começam no dia 8
A requisição e a revalidação do passe escolar para uso nos ônibus da EMTU vão começar no dia 8 de Janeiro. A data foi divulgada nesta sexta pela entidade. O procedimento se refere ao uso dos benefícios de meia-tarifa e passe livre nas linhas de ônibus metropolitanos.
De acordo com a empresa, para a liberação do passe, os dados do estudante devem constar na sua base de dados. As instituições de ensino são as responsáveis pelo envio destes dados à EMTU. Uma vez cadastrados, os estudantes devem acessar o site dela e solicitar a requisição ou renovação do bilhete.
Na Grande São Paulo, por exemplo, o estudante utiliza o benefício por meio do Cartão TOP. De posse dele, a liberação ocorre de maneira automática no cartão assim que ocorre a renovação por parte da EMTU. Caso ainda não tenha o cartão, o aluno pode pedí-lo pelos canais de atendimento do cartão TOP.
Por outro lado, na região de Campinas, onde usa-se o cartão Bus+, após a emissão da carteira escolar, o beneficiário deve ir a um posto de atendimento do cartão para efetuar sua retirada ou recarga. O controle de frequência deve ser apresentado mês a mês.
Na Baixada Santista, caso o estudante ainda não tenha o cartão, após liberação por parte da EMTU, ele acessa o site da BR Mobilidade para envio de dados e escolha do local de retirada do cartão. Com o cartão em mãos e com a revalidação feita, caso o benefício seja o Passe Livre, basta começar a usar. por outro lado, caso seja “meia-tarifa”, a recarga pode ocorrer também pelo site da BR Mobilidade.
Outras regiões
Nas regiões metropolitanas do Vale do Paraíba/Litoral Norte e de Sorocaba, a emissão ou renovação ocorre de forma similar à da região de Campinas. Nestes casos, após a confirmação da concessão do benefício por parte da EMTU, o aluno vai até o posto de atendimento da empresa que opera a linha utilizada, com o controle de frequência carimbado, para adquirir os créditos ou liberar o uso do passe livre.
Requisitos
Para ter direito ao passe escolar (gratuidade ou meia tarifa), o usuário deve cursar os ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, nas modalidades presencial ou EaD – desde que ele deva comparecer ao menos uma vez por semana na instituição de ensino. Além disso, a residência deve estar em um município diferente da escola, e a uma distância de pelo menos um quilômetro. Para a revalidação, a EMTU cobra uma taxa, que este ano está em R$26,60.
A estatal ressalta ainda que tem direito ao passe-livre apenas os alunos dos ensinos fundamental e médio que estudem em escola pública, ou do ensino técnico ou superior com comprovada baixa renda per capta no núcleo familiar (inferior a R$2.118 por pessoa).
Cabe ressaltar ainda que a compra de créditos para os cartões de meia-tarifa ainda não revalidados em 2024 ocorrerá apenas até o dia 29/02/2024
Para acessar o regulamento completo, clique aqui.
Para acessar a página de requisição/renovação do passe, clique aqui.
Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!