Novos ônibus da Pássaro Marron são cadastrados no sistema regular da EMTU

Os novos ônibus da Empresa de Ônibus Pássaro Marron, empresa que opera linhas urbanas e rodoviárias em diversas cidades do estado, receberam cadastro no sistema regular da EMTU. O cadastro ocorreu neste mês, após a empresa receber algumas unidades.
De acordo com o cadastro, os veículos estão autorizados a operar nas linhas seletivas da empresa. Segundo os dados, a autorização vale para a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. No entanto, os veículos, modelo Marcopolo Paradiso G8 com chassis Mercedes-Benz O500RS, não estão com a pintura padrão do transporte metropolitano. Eles contam com a pintura própria da empresa, usada em linhas da ARTESP e interestaduais.
Os veículos contam com ar condicionado, poltronas estofadas, tomadas USB e padrão Euro 6, visando reduzir a emissão de poluentes. Rumores apontam que, a princípio, houve a entrega de 18 unidades no total – das quais nove receberam o cadastro no sistema regular da EMTU. No Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Pássaro Marron opera mais de 20 linhas seletivas.
Além disso, há rumores de que (rumores confirmados) a empresa pode receber ônibus zero km destinados ao sistema EMTU em breve – desta vez com a pintura metropolitana. Segundo os comentários, ele deve vir no padrão de motorização dianteira.

Contexto
A utilização de ônibus fora do padrão metropolitano por parte das empresas recebe autorização da EMTU em casos pontuais. Isso já ocorreu, por exemplo, em 2019, na Grande São Paulo. Naquele ano, os ônibus das linhas seletivas que ligam o ABC Paulista à Capital operaram com uma pintura diferenciada. O contexto era que a Viação Imigrantes, que operava os serviços na época, necessitou colocar em operação ônibus recém chegados de outra empresa, para suprir a demanda local.
De acordo com a EMTU, houve a elaboração de um cronograma para que todos os “novos” ônibus recebessem a pintura padrão. Contudo, alguns coletivos rodaram sem receber o padrão estatal até sua desativação, quando as linhas passaram para as mãos da Next Mobilidade.
No caso da Pássaro Marron, a autorização pode se dar por aspectos operacionais. Desta forma, caso necessária no meio da viagem ou pouco antes desta, a empresa ganha mais agilidade na reposição de um veículo – já que, por exemplo, não precisa esperar por um no padrão metropolitano, que pode estar mais longe do ponto de troca.
Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!