Santos abre licitação para instalar barreiras em túnel do VLT

A Prefeitura de Santos, no litoral paulista, abriu uma licitação para instalar barreiras em um túnel por onde passa o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que corta a cidade. O anúncio veio nesta quarta-feira. O objetivo é impedir a permanência e passagem de pessoas pelo local.

De acordo com a prefeitura, o investimento para instalar as barreiras será de cerca de R$937 mil. Ela diz ainda que as empresas interessadas em participar do certame terão até o dia 2 de novembro para enviar propostas. O prazo para a execução dos serviços será de oito meses.

Além das barreiras, que serão postas nas laterais, a prefeitura pretende instalar obstáculos na parte central, entre os trilhos, para impedir a passagem dos ciclistas. Ela alega questões de segurança.

“Com 110 metros de extensão, o túnel do VLT receberá cinco conjuntos de peças que funcionarão como barreira: dois conjuntos nas laterais, junto às paredes do túnel; dois nos vãos de cada par de trilhos, e o último, denominado de barreira de segurança New Jersey, a ser instalado entre as duas mãos de direção dos trens.”, diz a prefeitura em nota.

A instalação deverá ocorrer em conjunto com a BR Mobilidade (que opera sistema) e com a EMTU (que o gerencia). Ainda de acordo com a prefeitura de Santos, as obras ocorrerão de madrugada, entre as 0h30 e às 4h30, quando não houver operação de trens.

Projeto das barreiras que serão instaladas em túnel do VLT de Santos.
Projeto mostrando barreiras instaladas.

Problema antigo

A solução vem pelo menos um ano após constantes queixas de moradores quanto à presença de moradores de rua no local. Em 2021, conforme mostramos em outra matéria, moradores reclamavam que, com a presença destas pessoas, o túnel acabava atraindo traficantes para atuar por ali. Além disso, eles argumentavam que a estrutura servia como rota de fuga a bandidos que praticavam roubos na área.

Naquela época, houve reuniões entre a prefeitura de Santos, a EMTU e o Ministério Público, visando debater uma solução para os problemas no entorno do túnel. Um pequeno módulo de barreira foi colocado em um dos lados do túnel para testes.


Já conhece todos os nossos canais? Não? Sendo assim, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Então não perca tempo: Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da matéria "Santos abre licitação para instalar barreiras em túnel do VLT" e voltar ao menu principal.

Redação