TCE determina suspensão de licitação de ônibus em Itapevi

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) determinou a suspensão da licitação dos ônibus de Itapevi, na zona Oeste da Grande São Paulo. O certame escolheria uma nova empresa para operar os ônibus municipais. A decisão veio na última sexta-feira. A prefeitura havia marcado a abertura das propostas para o dia 10 de janeiro de 2022.

De acordo com o TCE, a suspensão atende um pedido da advogada Pamela Alessandra Batoni Bastidas. Ela contesta alguns pontos do edital lançado pela prefeitura. Entre eles, ela questiona o uso de um orçamento de 2019 para a atual concorrência, quantidade da frota reserva de ônibus, bem como prazo de início da operação. Ela fala ainda que o edital carece de informações sobre transferência dos créditos dos atuais cartões de ônibus (Benfácil). Além disso, ela alega descumprimento de leis federais por parte do edital.

O conselheiro Dimas Ramalho, que ficou responsável pela representação, considerou “suficientes” as questões para suspender o certame. Para ele, houve ausência de informações indispensáveis à correta elaboração das propostas, que podem colocar em risco o interesse público. Ele ainda fixou um prazo de 5 dias para a Prefeitura de Itapevi apresentar sua defesa.

A advogada tem histórico de representar contra editais de transporte público em São Paulo. Já houve representações, por exemplo, contra licitações de transporte em Limeira, Tietê e Itanhaém. Além disso, houve outra representação contra a licitação dos ônibus de Itapevi por parte de outra advogada. O pedido não foi para frente devido à já suspensão determinada na sexta.

Pontos do edital contestados pela representante

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Leave a Reply