Cartão TOP será o novo cartão de transporte da EMTU em São Paulo

O Cartão TOP será o novo cartão usado nos ônibus da EMTU na Grande São Paulo. A novidade veio a público nesta sexta-feira. O novo bilhete irá substituir o cartão BOM, bilhete usado atualmente nos ônibus. A mudança acompanha o avanço da nova marca nos transportes paulistas. Ela já está presente nos trens do Metrô e da CPTM, onde o passageiro pode comprar um bilhete pelo celular ou máquinas nas estações.

A princípio, já é possível pedir a troca do cartão BOM tipo “Vale Transporte” pelo novo Cartão TOP. De acordo com um cronograma que o governo divulgou, usuários devem trocar seus cartões entre hoje e 31 de Dezembro de 2021. Já a troca do cartão comum ocorrerá a partir do dia 1° de Dezembro, e vai até 31 de Janeiro. Por outro lado, usuários dos cartões Escolar, Sênior e Especial devem pedir um novo cartão a partir de Janeiro de 2022.

Ainda de acordo com o governo, usuários não poderão transferir os créditos do Cartão BOM para o TOP. Além disso, o Cartão BOM permitirá embarque nos ônibus da EMTU apenas até o dia 31 de Março de 2022, não sendo mais aceitos a partir de então.

Para pedir os novos cartões, os usuários devem baixar o aplicativo do TOP, nas lojas Google Play ou App Store, dependendo do celular. A Autopass, empresa gestora do sistema, envia os cartões ao endereço informado, mediante pagamento de uma taxa. Além disso, os clientes podem escolher retirar os cartões em algumas unidades da rede de lojas “Pernambucanas”. Essa opção está disponível nas cidades de Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo.

Cartão de compras

Outra informação dada pela EMTU é de que o cartão TOP também funcionará como Cartão de Crédito. Eles virão com um chip magnético, como os cartões de crédito e débito existentes atualmente, além da função de aproximação. O cartão vem com bandeira Mastercard, e está sujeito a análise. Segundo a administradora, ele terá uma taxa de anuidade de pouco mais de R$200 ao ano (R$16,90/mês).

A propaganda do TOP também leva a crer que quem o solicitar, pode utilizá-lo na função de débito. Nesse sentido, teríamos um cartão com três funções. Isso porque, em seu site oficial, há menções sobre a conta digital TOP. Ela traz todas as funcionalidades das contas digitais atualmentr difundidas – o cliente consegue, inclusive, fazer a portabilidade de salário para a conta.

Contudo, ao menos até a publicação desta matéria, a app do TOP ainda precisa passar por uma nova atualização em pelo menos parte dos aparelhos. Ela é necessária para a inclusão das funções do cartão e da conta digital.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Cartão TOP

Redação

Leave a Reply