STM quer criar aplicativo único para Metrô, CPTM e EMTU

Foto: Divulgação/ V. Pirajuçara

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo está criando um grupo de trabalho para a criação de um novo aplicativo de transporte. A ideia é reunir, em um único app, informações sobre os trens da CPTM e do Metrô e os ônibus da EMTU. A criação foi anunciada nesta terça-feira pela pasta.



O grupo deve contar com intr e quatro membros, sendo nove da STM, seis da EMTU, quatro da CPTM e quatro do Metrô. A secretaria ressalta que, atualmente, cada empresa dispõe de um banco de dados relativo a sua própria atuação. Hoje em dia, CPTM e EMTU dispõem de um aplicativo de celular cada uma, voltado aos passageiros. No caso do Metrô são dois: um para informações em geral e outro para denúncias dos passageiros (“Metrô Conecta”)

A STM diz também que “existe interesse do Governo do Estado em disponibilizar aos passageiros dos diversos modais de transporte na Região Metropolitana de São Paulo, por meio de dispositivo móvel informação em tempo real acerca da melhor alternativa a ser utilizada para os seus deslocamentos”.

Em novembro de 2019, o governo do estado anunciou que estaria fechando com a Uber para que a plataforma disponibilizasse um serviço de rotas por transporte público aos passageiros. Durante a coletiva de imprensa que anunciou a novidade, foi dito que, no futuro, era de interesse que os cidadãos também pudessem adquirir suas passagens no próprio app.

Esse serviço continua disponível até hoje, e engloba os ônibus da SPTrans e da EMTU e os trens da CPTM e do Metrô. Além dos valores, o app mostra o tempo estimado de viagem, as linhas envolvidas no trajeto e a hora estimada que cada veículo irá passar.

Simulação feita no app “Uber”, de uma viagem entre o Bosque Maia, em Guarulhos, e Alphaville, em Barueri.

Redação

Deixe um comentário