Linha 412 deixa de transportar passageiros em pé (será?)
Algo que nunca deveria ocorrer, mas ocorre, está deixando de acontecer esta semana. Motoristas da linha seletiva 412 – Embu das Artes (Pq. Pirajussara) x São Paulo – (Rodoviária Tietê) – foram “orientados” pela Viação Pirajuçara, empresa que opera a linha, desde a última segunda feira (12), a não permitir mais a viagem de passageiros em pé. Na prática, quando todas as poltronas são ocupadas (os veículos seletivos da empresa possuem 47 lugares) , ao longo do trajeto, o motorista deixa de embarcar passageiros nas paradas. Ao menos alguns deles param o coletivo ao ver um passageiro solicitando parada e explicam para eles a orientação que receberam.
Nas linhas seletivas, por lei (Artigo 55, inciso I, alínea j, do decreto 24.675, de 30 de Janeiro de 1986), é vedado o transporte de passageiros em pé. Mesmo com a proibição, diversos passageiros já relataram no Twitter esse tipo de ocorrência em diversas linhas seletivas, como na própria 412, 280BI (Cidade Universitária x São Bernardo do Campo), 308 (Barra Funda x Cotia) e 278 (Osasco x Guarulhos). A EMTU diz que realiza fiscalizações e aplica multas às empresas pra coibir esta prática.
As linhas seletivas operam com veículos rodoviários – dotados de bagageiro externo – ou veículos Intercity, que são ônibus urbanos mas com carroceria adaptada à de um veiculo rodoviário, contanto com apenas uma porta, poltronas reclináveis e bagageiro interno, como este.