Ônibus seguem sendo barrados em balança em Itapecerica

Ônibus seguem sendo barrados em balança em Itapecerica

Passageiros que precisam se deslocar até a cidade de Juquitiba seguem enfrentando problemas com ônibus sendo barrados em uma balança, que fica na cidade de Itapecerica da Serra. O posto fiscaliza o peso dos ônibus e caminhões que trafegam no sentido Curitiba da BR116 – Rodovia Régis Bittencourt. Os coletivos operam principalmente pela linha 030 (Juquitiba X Itapecerica).

Houve registros de veículos retidos por pelo menos dois dias ao longo desta semana, de acordo com a página “Mural da Cidadania de Juquitiba”. Os próprios passageiros fotografaram os coletivos parados, aguardando liberação. O último registro ocorreu na última sexta-feira, mas a página mostra esse tipo de problema há bastante tempo.

A linha 030, atualmente, é a principal ligação das cidades de Juquitiba e São Lourenço da Serra com as outras cidades da região – pra não dizer a única.

Problema antigo

O problema se repete desde o ano passado. Em maio, por exemplo, após a retenção de um coletivo, uma passageira chegou a relatar que não houve o envio de um segundo ônibus para levar os passageiros.

Procurada na época, a ANTT, responsável pela fiscalização do tráfego nas rodovias federais (como a BR116), informou que, naqueles casos, “foi identificado um excesso de Carga Máxima de Tração (CMT), ou seja, o peso encontrado estava além da capacidade de tração e frenagem do veículo.” Pela norma do Contram, Nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com peso bruto total (PBT), com peso bruto total combinado (PBTC) ou com peso bruto transmitido por eixo, superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração (CMT) da unidade tratora.

Já a EMTU, gestora do transporte metropolitano na ocasião, informou que estava “em tratativas com a ANTT para adequar a operação da linha 030 à atual legislação federal, preservando a segurança e o conforto dos passageiros que utilizam o serviço.”

Vale lembrar que a EMTU cancelou, em 2022, a linha 282, que partia de Juquitiba com destino a São Paulo. A empresa alegou veto da Prefeitura de São Paulo, embora tenha ignorado sua posterior liberação, conforme já mostrado diversas vezes aqui no site.

A linha era uma alternativa para os moradores de Juquitiba e São Lourenço, e ajudava a aliviar a demanda da linha 030. Já neste ano, em nota a uma reportagem da TV Globo, a EMTU alegou “falta de demanda” na linha, mesmo com diversos relatos e registros dos ônibus trafegando com passageiros até mesmo em pé ao logo de sua existência – por se tratar de uma linha Seletiva, a linha 282 não podia, oficialmente, transportar passageiros em pé.

Prefeito se manifesta

Na última sexta, um vereador da cidade de Juquitiba, Ricardo Carvalho, esteve no local para acompanhar a pesagem no horário de pico. Ele presenciou um dos coletivos se dirigindo ao pátio após a reprovação na pesagem. A pesagem ainda ocorreu mais duas vezes, todas reprovadas.

Em nota, o prefeito de São Lourenço da Serra – outra cidade atendida pela linha 030 – , Felipe Amed, disse que o Conisud, que é o conselho que reúne os municípios da região Sudoeste da Grande São Paulo, marcou uma reunião com a ARTESP para tratar sobre o assunto nos próximos dias. “A reunião buscará esclarecimentos, alinhamento de procedimentos (…) que garantam maior segurança, organização e regularidade no serviço.”, disse.

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação