Fim de uma era: Dois últimos Apache Vip I deixam sistema EMTU

Fim de uma era: Dois últimos Apache Vip I deixam sistema EMTU

Modelo de ônibus popular no sistema EMTU desde seu lançamento, a carroceria modelo “Apache Vip I” deu adeus às operações nesta semana. A BB Transportes e Turismo, empresa que opera na região Oeste da Grande SP, desativou seus dois veículos deste modelo nos últimos dias. Ela era a única que ainda contava com estes ônibus em toda a EMTU.

A desativação marca o fim de uma era de cerca de 20 anos nos quais as linhas metropolitanas contavam com este tipo de ônibus. Seu lançamento ocorreu no ano de 2001, por parte da fabricante paulista Caio Induscar. Naquela época, a fabricante de carrocerias de ônibus contava com ao menos dois modelos em alta nas ruas das metrópoles paulistas: o Vitória e o Alpha. A fabricação desta primeira geração durou até o ano de 2009. O lançamento do Apache Vip daria abertura a uma era de predominância deste modelo nas empresas que operam pela EMTU.

Os ônibus da BB Transportes, desativados nesta semana, foram montados no ano de 2008, já no fim da vida desta linhagem. Nos últimos meses, ele integrava a frota reserva desta companhia, indo para as ruas em casos de necessidade de reforço ou substituição de outros ônibus, por exemplo. Agora, eles ficarão à disposição do PAESE da extensão da linha 8 – Diamante, enquanto ocorrem as obras de construção da estação Ambuitá.

O sucesso do Apache Vip foi tamanho que a Caio continua com sua fabricação e venda até hoje. De 2001 para cá, já tivemos o lançamento de cinco gerações deste veículo. De acordo com dados da EMTU do final do ano passado, só na Grande São Paulo, 77% dos ônibus urbanos habilitados para a operação no sistema comum são do modelo Apache Vip, das gerações II a V. Isso corresponde a mais de 2620 ônibus.

Fique por dentro!

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Fim de uma era: Dois últimos Apache Vip I deixam sistema EMTU" e voltar à página inicial.

Redação