EMTU apreendeu quase mil veículos irregulares em 2023

EMTU apreendeu quase mil veículos irregulares em 2023

A EMTU, estatal responsável por fiscalizar o transporte intermunicipal de passageiros em cinco regiões metropolitanas do estado, informou que apreendeu quase mil veículos em situação irregular em 2023. O dado foi divulgado na última segunda-feira, e refere-se ao período de Janeiro a Dezembro. As apreensões foram decorrentes de fiscalizações realizadas em conjunto com a Polícia Militar.

Na Grande São Paulo, por exemplo, as fiscalizações resultaram na apreensão de 485 veículos. A região onde mais houve apreensões foi a região de Guarulhos, com 136 veículos levados ao pátio. Em seguida, vem as regiões Sudoeste (119 apreensões), Oeste/Bacia do Juquery (108), Alto Tietê – Leste (86) e Grande ABC (36).

Na região de Campinas, a fiscalização levou ao pátio 158 veículos durante o ano. Por lá, a EMTU fez 250 operações contra o transporte clandestino. Por outro lado, na Região de Sorocaba, foram 221 operações e 186 veículos apreendidos. Além disso, houve a averiguação de 6.435 veículos.

Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a entidade averiguou 1.347 veículos e apreendeu 124. A região da Baixada Santista, por fim, foi a que registrou o menor número de apreensões: 37.

Somadas todas as regiões, a EMTU avaliou mais de 22 mil veículos, em mais de duas mil ações contra o transporte irregular.

Procedimento

Nas ações de fiscalização, as equipes da EMTU averiguam a situação cadastral e autorização para transportes junto ao órgão. Ela enfatiza ainda que, no sistema regular, os veículos passam por inspeções periódicas, que avaliam mais de 900 itens; principalmente de segurança. Além disso, os condutores recebem treinamento periódico.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação