Veja as maiores demandas das linhas remanescentes da Next

Veja as maiores demandas das linhas remanescentes da Next

No final do ano passado divulgamos um ranking com as linhas com maior demanda de todo o sistema EMTU. Na postagem, fizemos uma separação por área dividida da Grande São Paulo, bem como pelas outras regiões metropolitanas. Além disso, fizemos um panorama separado para o serviço seletivo. Desta vez, atendendo aos pedidos de vocês nos comentários e mensagens, apresentamos as maiores demandas do sistema remanescente da Next Mobilidade, empresa que opera na área 5 (Grande ABC). A análise tem como base o mês de Agosto de 2023.

Esta operação se diferencia das outras áreas da Grande São Paulo por ter um contrato diferente. Isso por que ela opera sobre uma renovação contratual, com base na concessão da operação do Corredor ABD. Isso ocorreu durante a gestão do ex-governador João Dória, em 2021. Questionada na justiça, o Supremo Tribunal Federal validou a medida no ano passado. As outras regiões da Grande São Paulo operam sob aditivos contratuais, com base na concessão realizada em 2006. A nova licitação tem sete anos de atraso.

O sistema remanescente do qual falamos aqui é composto pelas linhas da EMTU que não operam no corredor ABD, e que ligam as cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul – além de São Paulo e de duas linhas para Suzano.

Números

Neste sistema, a linha que mais apresentou demanda no período foi a 409, que liga as cidades de São Bernardo do Campo (Las Palmas) e Santo André (Terminal Oeste). Ela transportou 293 mil passageiros no mês. A linha 238, que também vai ao Terminal Santo André (saindo de SBC/Parque Los Angeles), por sua vez, ficou em segundo lugar, com 265,5 mil passageiros transportados. Em terceiro vem a linha 148 (São Caetano/Rodoviária x SBC/Jardim Leblon), com 246,8 mil passageiros transportados.

Em quarto e quinto lugares, respectivamente, vem as linhas 107 (Santo André/Terminal Leste x SP/Jardim Esther – 174,2 mil) e 254 (São Caetano/Rodoviária x Diadema/Terminal Diadema – 167,7 mil). Completam o “Top 10” as linhas 195 (149 mil), 196 (140,3 mil), 147 (137,8 mil), 381 (136,6 mil) e 182 (122,5 mil).

Juntas, estas linhas contam com uma frota de 74 ônibus nos dias úteis, de acordo com dados da EMTU. Este dado considera a vigência do período de férias escolares, durante o mês de janeiro.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Sendo assim, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Então não perca tempo: Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação