Sistema EMTU já recebeu 194 ônibus fabricados em 2023
Durante este ano, o sistema de transportes gerenciado pela EMTU já recebeu 194 ônibus fabricados em 2023. O levantamento, que fizemos com base em dados disponíveis no dia 28/12, considerou todas as regiões metropolitanas do estado no qual ela gerencia o transporte intermunicipal.
De acordo com os dados, o maior número de ônibus novos foi para a Região Metropolitana de São Paulo. A metrópole passou a contar com mais 144 dos ônibus no ano, com destaque para as áreas 1 (Região Sudoeste – 93 veículos) e 2 (Região Oeste e Bacia do Juquery – 42 veículos). Além disso, todos os ônibus que chegaram para a região contam com ar condicionado.
Por outro lado, a Região Metropolitana da Baixada Santista passou a contar com 30 novos ônibus. Porém, ao contrário da Grande SP, os veículos não contam com ar condicionado – uma vez que o contrato de concessão da região não obriga a presença do item na frota comum.
Por sua vez, a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte recebeu 20 ônibus do ano. Assim como na Grande SP, os ônibus que chegaram para o Vale também são climatizados – mesmo a região não estando licitada. Nesta conta, estão inclusos nove coletivos da Pássaro Marron que não estão no padrão metropolitano, mas que mesmo assim têm cadastro no sistema EMTU para linhas regulares, conforme mostramos aqui.
Outra ponta
Na outra ponta da tabela, notamos que a maior parte das áreas licitadas seguem com ônibus vencidos ainda na ativa. Na área 1 da Grande São Paulo, por exemplo, 23% têm mais de 10 anos de fabricação – contratualmente, os ônibus devem ter idade igual ou inferior a dez anos. O percentual corresponde a 175 ônibus acima da idade. Já na área 2, a quantidade de ônibus acima de 10 anos corresponde a 16% (171 veículos). A área 3 (região de Guarulhos) tem 19% da frota acima dos dez anos (112 ônibus) e a área 4 (Alto Tietê), 33% (99 ônibus). No ABC Paulista, 160 ônibus tem mais de dez anos (cerca de 22,5% da frota) – a região tem um contrato de operação diferente, e os trólebus não entraram na conta.
Das outras duas regiões licitadas, a Região Metropolitana de Campinas tem 30% de seus ônibus com mais de dez anos de fabricação (96 veículos). A região da Baixada Santista, por sua vez, não possui ônibus nesta “faixa etária”. Além disso, por lá, ônibus mais velhos em operação tem apenas cinco anos de fabricação. As demais regiões metropolitanas ainda não foram licitadas.
Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!