Autopass testa pagamento por NFC em estações de trem e metrô

A Autopass, empresa responsável pela gestão do Cartão TOP, usado em ônibus, trens e metrô na Grande SP, está testando um novo método de pagamento em algumas estações. A novidade vai permitir que os passageiros paguem a tarifa usando cartões com a função NFC. Ela divulgou a funcionalidade nesta terça-feira.

De acordo com a empresa, o recurso permite que os passageiros usem cartões de crédito ou débito direto nos bloqueios para pagamento das tarifas. A princípio, doze estações contarão com a tecnologia em fase de testes nas próximas semanas. A primeira a contar com ela é a Barra Funda – por lá, a opção de pagamento funciona desde o dia 12/02. Estações como Jabaquara, Ipiranga e Consolação devem ser as próximas da lista. A empresa promete divulgar a lista completa das estações que contarão com NFC em seu site em breve.

A tecnologia permite que o usuário efetue uma compra ao aproximar seu cartão de uma máquina de cartões – neste caso, há um leitor próprio instalado nas catracas das estações. Para poder usufruir do meio de pagamento, o cartão de crédito ou débito deve vir com a tecnologia instalada. Os cartões que contam com NFC possuem uma sequência crescente de alguns arcos estampados próximo ao chip, por exemplo.

Marca da tecnologia “NFC” próxima ao chip.

Cartão TOP

Ao adquirir um cartão TOP com a função “crédito” embutida, ele pode vir com a função NFC, tal como outros cartões de crédito. Neste caso, a Autopass afirmou que, ao passar pelo bloqueio, o sistema priorizará o uso do saldo disponível na carteira de transportes do cartão. “Caso o passageiro não tenha saldo no transporte, aí (o débito) vai pra conta digital ou cartão de crédito”, afirmou a empresa em nota ao Portal Linhas Metropolitanas.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Autopass testa pagamento por NFC em estações de trem e metrô" e voltar ao início

Redação