Câmara de Juquitiba fala em nova linha para Taboão da Serra

A Câmara de Juquitiba, umas das cidades mais distantes a sudoeste da capital entre as que fazem parte da Grande São Paulo, quer articular uma nova linha de ônibus da EMTU até Taboão da Serra. De acordo com ela, a ideia é substituir a linha 282, que foi proibida de rodar dentro da capital por parte da prefeitura.

A Câmara afirmou que quer a cooperação das cidades de São Lourenço da Serra e Itapecerica da Serra para viabilizar a ligação. Ela diz ainda que aprovou um requerimento à prefeitura de Juquitiba, para ver a possibilidade desta alternativa. O documento conta com a assinatura de ao menos seis vereadores. “A nova linha de ônibus (…) permitiria acesso da população de Juquitiba ao transporte integrado da Capital.”, alega a Câmara em nota.

A luta dos moradores pela volta da linha 282 perdura desde 2020, quando a Prefeitura de São Paulo cancelou sua autorização de operação dentro da cidade. Ela voltou a autoriza-lá no fim de 2021, mas revogou a decisão poucos meses depois. Ao portal Linhas Metropolitanas, a Secretaria Municipal de Transportes alegou que voltou atrás porque a EMTU não reativou a linha. Relembre:

Prefeitura de SP disse que desautorizou linha 282 porque ela não voltou a rodar

Com uma nova linha para Taboão da Serra, os moradores de Juquitiba, São Lourenço da Serra e Itapecerica da Serra poderiam usá-la para acessar os ônibus gratuitos que circulam entre o centro de Taboão e a Estação Vila Sônia, por exemplo. Dessa forma, o acesso ao metrô poderia ocorrer de forma mais rápida sem grandes aumentos de custo.

Isso porque, desde que Juquitiba perdeu a linha 282, moradores precisam tomar um ônibus a mais para chegar a SP. A necessidade tornou a viagem mais cansativa e demorada, já que a extinta linha operava com ônibus seletivos.

Fique por dentro!

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Deixe um comentário