Mairiporã trocará empresa de ônibus de novo; Dinatur assume

A cidade de Mairiporã, município ao norte da capital paulista, trocará novamente de empresa de ônibus. A prefeitura publicou a decisão nesta terça-feira. A troca vem apenas seis meses após a assunção dos serviços pela Viação Rosa que, por sua vez, assumiu os serviços no lugar da VEM (Viação Eduardo Medeiros) entre Julho e agosto do ano passado.

De aacordo com a prefeitura, quem será a responsável pelos ônibus municipais agora é a Dinatur. A empresa é especializada no setor de fretamento. Contudo, ela também opera ônibus urbanos em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo. Além disso, a empresa também atua no setor de transporte escolar. Ainda de acordo com a prefeitura, a vigência do novo contrato é de um ano.

A entrada da Dinatur nos ônibus de Mairiporã vem logo após uma série de queixas por parte dos passageiros. Eles enfrentam problemas como quebra de ônibus com frequência e até incidentes ligados a problemas de manutenção. O Portal Linhas Metropolitanas acompanha a situação dos ônibus da cidade desde a antiga empresa.

Na semana passada, por exemplo, mostramos o relato de dois passageiros, que disseram que quase sofreram acidentes graves nos ônibus em que viajavam. Segundo eles, houve falhas na região dos freios e rodas, e os motoristas tiveram que fazer manobras para evitar colisões.

Breve histórico

Mairiporã tenta estabilizar a operação de seus ônibus desde a saída da ETM. A empresa, que também opera linhas da EMTU, deixou de operar nos municipais em 2020, quando a VEM assumiu. De início, ela trouxe novos ônibus e micro-ônibus, até com ar condicionado. Contudo, com operação apenas nestas linhas e em meio à pandemia de COVID-19, com o passar do tempo, os problemas começaram a aparecer.

A empresa chegou até a trocar a sua frota por ônibus mais antigos e sem ar, vindos de Diadema. A intenção era baixar os custos de manutenção. No entanto, a medida não surtiu o efeito desejado. Alguns dos veículos, por exemplo, também apresentaram falhas, chegando a causar até mesmo um acidente com passageiros; quando um deles apresentou falhas nos freios.

A prefeitura ainda deve divulgar mais detalhes sobre a troca pela Dinatur, como data de início e possível troca de cartões.

Publicação da prefeitura sobre contratação da Dinatur

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Deixe um comentário