Ônibus de graça em Vargem Grande Paulista completa dois anos

Ônibus de graça em Vargem Grande Paulista completa dois anos

O programa que oferece ônibus de graça em Vargem Grande Paulista completa dois anos este mês. O transporte público isento de tarifa opera desde 2019 no munícipio de pouco mais de 40 mil habitantes. Além disso, a prefeitura usou a data para anunciar mais novidades ao cidadão. O programa recebeu o nome de “Tarifa Zero”, conforme as pinturas nos veículos.

De acordo com ela, a frota ganhará novos ônibus em breve. Segundo ela, 5 novos veículos estarão disponíveis para as pessoas. “Tarifa Zero é um programa que veio para ficar, são dois anos de experiência na área social e na área do transporte dando mais qualidade de vida à população”., disse o prefeito Josué Ramos. Ele comentou ainda que, ainda assim, o município tem que ouvir o que a população tem a dizer, para que o serviço seja ainda melhor.

A cidade diz também que outras prefeituras a procuraram para saber mais sobre o programa. Vargem Grande é a única cidade da Grande São Paulo que não cobra tarifa dos passageiros. Além disso, a cidade recebeu prêmio internacional pelo feito, dado pela APA (American Planing Assossiation).

Dados do município ajudam a avaliar os impactos positivos da tarifa zero. Segundo os levantamentos, o número de usuários saltou de 36 mil para 100 mil mensais. Dessa forma, as pesquisas indicam que os moradores de Vargem Grande passaram a andar mais dentro da cidade. Como resultado, isso aqueceu a economia local.

Fonte de recursos

Para bancar os custos dos ônibus de graça, foi criada uma nova taxa – a ser paga pela indústria, comércio e serviços. No fim das contas, ela acaba substituindo as despesas com vale-transporte, com as quais as empresas arcavam quando ainda havia tarifa. Ela ficou em R$39,20 por funcionário, mas o prefeito diz que o setor só precisou pagar de fato em 2021, devido à pandemia. ” Esta foi uma das maneiras que encontramos para ajudar este setor da economia neste momento de crise”, disse Ramos.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Nossa rede agora se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

ônibus de graça

Compartilhe esta notícia:
Allef

Allef

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.