Câmara de Itapetininga recebe queixas sobre lotação em ônibus

A Câmara de Itapetininga, município da região metropolitana de Sorocaba, tem recebido queixas sobre lotações em ônibus da EMTU. As reclamações são a respeito das linhas 6113 e 6114, que ligam a cidade à Sorocaba. Elas foram recebidas e apresentadas pelo vereador Dudu Franco na última segunda-feira.

“Há várias denúncias de usuários, inclusive gestantes, referidos ao serviços de transporte ofertados pela empresa Amarelinho [operadora das linhas]. Há relatos de superlotação, especialmente nos horários de início e fim do dia. “, disse.

Em resposta às reclamações, o parlamentar protocolou um requerimento pedindo providências à EMTU e ao Ministério Público de São Paulo. Ele enfatiza que diversos profissionais de saúde que trabalham em Sorocaba utilizam as linhas diariamente.

No ofício, foram anexadas imagens mostrando a presença de várias pessoas em pé em um dos coletivos, que é do tipo seletivo. Pela legislação vigente, é permitido apenas o transporte de pessoas sentadas em veículos deste tipo.

“Os ônibus saem com grande quantidade de passageiros da rodoviária e mesmo assim é permitida a entrada de mais pessoas durante o percurso, muitas vezes com pessoas viajando no degrau da escada de acesso do ônibus.”, comentou.

Outra preocupação relatada foi o risco de contaminação pela superlotação; além do risco de acidentes fatais. “Os passageiros estão expostos a um grande risco no período da pandemia do novo coronavírus. Outra questão de suma importância é a falta de segurança, que em caso de acidente, com passageiros em pé em um trecho de 70 km de rodovia pode ser fatal.”, alerta.

Atualmente, a linha 6113 (que vai direto a Sorocaba) conta com oito partidas diárias por sentido. Por outro lado, a linha 6114 (que passa pela cidade de Alambari) opera com duas saídas diárias por sentido.

Video gravado por passageira, mostrando superlotação
Câmara de Itapetininga

TAGS: Câmara de Itapetininga – Vereador Dudu Franco – EMTU – Amarelinho – Ônibus Sorocaba – Linha 6113 – Linha 6114 – EMTU Sorocaba

Redação

Deixe um comentário