Prefeitura de SP nega pedido de volta da linha 282


A Prefeitura de São Paulo, responsável pelo cancelamento de 12 linhas intermunicipais da região metropolitana, negou um pedido da EMTU para que a linha 282 – que primeiramte ligava a cidade de Juquitiba à rodoviária do Tietê – voltasse a operar. Neste caso, o pedido da EMTU era para a que o atendimento fosse prestado ao menos até a Estação São Paulo – Morumbi, da Linha 4 – Amarela.

A linha foi cancelada por meio de uma portaria da Secretaria de Mobilidade e Transportes da capital, sob a alegação de sobreposição de itinerários. A administração municipal não considerou a existência de linhas seletivas, de característica e finalidades diferentes, entre elas.



A linha 282, antes de ser encurtada e, posteriormente, cancelada, era a segunda maior linha da EMTU em extensão de trajeto na Grande São Paulo, ficando atrás apenas da linha 206, que liga São Paulo à Guararema; cidade próxima à Jacareí, esta que localiza-se já na região do Vale do Paraiba. Ela percorria pouco menos de 80 km entre as duas cidades.

A ligação era prestada por ônibus do tipo intercity, com carroceria de ônibus urbanos mas com poltronas reclináveis e porta-pacotes, por exemplo. Para ser ter uma ideia, ela era maior até mesmo que linhas rodoviárias gerenciadas pela ARTESP, que ligam o município de São Paulo a cidades do interior do estado e litoral, como Santos e São Roque.

Até mesmo o Ministério Público de São Paulo entrou no caso, por meio da Promotoria de Habitação e Urbanismo da Capital. Ele quer saber se houve excessos por parte da Prefeitura de São Paulo, bem como se as alternativas apresentadas são realmente viáveis. Em nota, a gestão Covas disse que a EMTU participou das reuniões que culminaram na extinção da linha 282. Ela também informou que se baseia em um decreto municipal para tomar decisões quanto às linhas intermunicipais.


Compartilhe esta notícia:
Tagged: , ,

2 thoughts on “Prefeitura de SP nega pedido de volta da linha 282

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.