Nova linha entre o Jd. das Oliveiras e o Capão Redondo não deve ir pras ruas tão cedo

Uma nova linha que seria criada ligando um bairro de Itapecerica da Serra à Estação Capão Redondo não deve ser efitivada tão logo. A proposta era da criação da denominada linha 844 – Itapecerica da Serra (Jd. Das Oliveiras) x São Paulo (Metrô Capão Redondo). Ela teve sua última aprovação publicada oficialmente em Junho de 2019.

A intensão de se implantar uma nova linha entre o Jd. das Oliveiras e a Estação Capão Redondo veio a público após a retirada da linha 395, que ligava o mesmo bairro à estação São Judas, da Linha 1 – Azul, após a conclusão das obras da linha 5 – Lilás em sua totalidade e sua abertura em tempo integral ao público. Na ocasião, alguns passageiros se mostraram descontentes em nossas redes sociais, alegando que ficariam com uma única opção de transporte para além do Rio Pinheiros (513 + linha 5, no caso), sendo prejudicados em caso de falha no sistema metroviário, por exemplo.

Acreditamos que a linha 844 seria, na maior parte de seu trajeto, sobreposta à 513. A diferença é que ela possivelmente não acessaria o bairro Jd. Jacira, perto da divisa de Itapecerica da Serra e São Paulo. Segundo a EMTU, a linha ainda não foi implantada devido a falta de autorização por parte da Prefeitura de São Paulo. A administração municipal alega que o pedido de autorização foi negado porque o itinerário do novo serviço metropolitano seria sobreposto ao de diversas linhas intermunicipais. Em sua justificativa, ela cita ainda uma alteração no trajeto da própria 513.

513 ganha reforço aos sábados

Desde o último sábado (29), a linha 513 – Itapecerica da Serra (Jd. das Oliveiras) x São Paulo (Metrô Capão Redondo) – está operando com algumas partidas a mais aos sábados. O aumento no número de viagens já havia sido divulgado pela EMTU na última semana.

Foram adicionadas 19 partidas a mais nos dois sentidos, totalizando agora 80 partidas por sentido. Apesar do aumento, de acordo com os registros na EMTU, a linha continua com o mesmo número de ônibus disponível para operação nela: oito.

<<voltar à página inicial

Redação

Leave a Reply