EMTU revoga licitação da reforma da Ponte dos Barreiros
A EMTU revogou o procedimento licitatorio que daria andamento a uma reforma na Ponte dos Barreiros, em São Vicente, na Baixada Santista. A empresa publicou essa informação nesta terça-feira. O certame escolheria uma empresa para realizar obras estruturais na parte ferroviária da ponte.
De acordo com a EMTU, a revogação ocorreu porque não houve a apresentação de propostas classificadas. As obras possibilitariam o avanço do VLT da Baixada Santista até a parte continental de São Vicente. O projeto prevê a extensão dos trilhos até o bairro Samaritá. A reforma envolveria um trecho de 650 metros de extensão. Além disso, haveria a duplicação dos trilhos sobre o “Mar Pequeno” e a ampliação da área destinada a pedestres.
Já de acordo com o Governo de São Paulo, os trabalhos na Ponte dos Barreiros teriam um custo estimado de R$505 milhões. Ele diz ainda que a obra beneficiária cerca de 150 mil pessoas. Elas durariam cerca de 24 meses, segundo previsões. “Os serviços serão divididos em dez etapas, incluindo reforços estruturais, execução da estrutura metálica, remoção do pavimento atual, levantamento da estrutura da ponte rodoviária, nova pavimentação, concretagem, drenagem e iluminação pública.”, informou o governo, em nota, no início do ano.
Outra ponta
Por outro lado, as obras seguem avançando na outra ponta da linha. Nesta semana, os trabalhadores avançaram para a implantação dos trilhos em mais uma via da região central de Santos. Desde a última segunda, os serviços se concentram na Avenida Visconde de São Leopoldo, entre a Praça dos Andradas e a Rua São Bento; na Rua Visconde de Embaré, entre Rua São Bento e Praça dos Andradas; e na Estação José Bonifácio. Serão realizados serviços de rede de drenagem e pavimentação.
“Na Rua Campos Melo segue a execução de serviços de engenharia civil da via permanente por onde o VLT vai passar, previstos para serem concluídos até o final de julho, como implantação de sistema massa mola, ferragens, concretagem e trilhos.”, informou a EMTU. Além disso, ela mencionou que a CPFL, companhia responsável pela energia elétrica na cidade, já instalou 71 postes, de um total de 89.
Ainda de acordo com a EMTU, a implantação da expansão do VLT em Santos já conta com 37% das obras concluídas. A previsão é que a conclusao da construção dos 8 quilômetros de vias e das 12 novas estações ocorra em Julho de 2024.
Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!