Governo anuncia transporte gratuito na EMTU, trens e metrô no dia 30

O Governo de São Paulo anunciou que EMTU, trens e metrôs terão passe livre neste domingo (30). A medida segue a adotada em diversos municípios paulistas por conta do segundo turno das eleições. O anúncio veio nesta quinta-feira.

De acordo com o governo, a decisão veio após análise dos impactos financeiros da medida. Ele diz ainda que as gratuidades terão um custo total de pouco mais de R$11 milhões. “Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte e possam votar com igualdade de condições”, disse o governo, em nota. Sendo assim, passageiros das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba.

A medida vai de acordo com a recomendação de órgãos federais e estaduais devido às eleições gerais. Defensoria Pública e Ministério Público de São Paulo, por exemplo, defendiam que o governo adotasse tal postura, visando garantir o acesso dos eleitores às urnas. Deputados estaduais de oposição chegaram a impetrar uma ação junto ao Ministério Público pedindo a adoção desta política, até então inédita.

A EMTU informou que a gratuidade em seus ônibus vigorará das 6h às 20h00.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Governo anuncia transporte gratuito na EMTU, trens e metrô no dia 30" e voltar à página inicial.

Redação