Renovação de contrato de linhas da EMTU no ABC vai ao STF, diz site

A renovação do contrato para operação das linhas de ônibus da EMTU no ABC Paulista passará por julgamento junto no STF (Supremo Tribunal Federal). As informações são da “Revista Fórum“, e foram divulgadas na última terça-feira. O motivo é a renovação do contrato de operação do Corredor ABD, com inclusão das demais linhas do ABC Paulista, sem licitação.

De acordo com a publicação, a acusação menciona que os decretos que autorizaram a medida atacam os “os princípios da moralidade, impessoalidade, legalidade e eficiência insculpidos artigos 37, caput ‘e’, especialmente, em seu inciso XXI, que preveem a contratação mediante licitação pública”. A ação veio à partir de advogadas que representam um partido de oposição na ação.

Em Brasília, a ministra Cármen Lúcia ficará responsável pela relatório do processo, que deve passar por análise até o dia 17 deste mês. Além disso, os decretos também passam por averiguação no Tribunal de Contas de São Paulo.

Em Fevereiro deste ano, por exemplo, o órgão entendeu que houve um expressivo acréscimo no contrato original, já que a renovação não se limitou apenas aos trólebus – os quais compunham o escopo deste contrato – e acrescentou ainda as demais linhas da EMTU no ABC e o BRT a ser implantado (que, inclusive, substituiu a linha de monotrilho que era projetada pelo metrô).

De lá pra cá, houve a assunção gradual das linhas pela empresa ABC Sistema de Transportes S.P.E. (Next Mobilidade), que entrou no lugar das antigas operadoras. Nesse meio tempo, houve ainda o fechamento de parte do Terminal São Bernardo para início das obras do BRT. Além disso, houve também a troca da frota de ônibus da região.

Com informações do “Mobilidade Sampa”.

Fique por dentro!

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Sair da notícia "Renovação de contrato de linhas da EMTU no ABC vai ao STF, diz site" e voltar à página inicial.

Redação