Manacás começam a florescer no Corredor ABD, no ABC Paulista

O Corredor ABD, estrutura para ônibus e trólebus que liga o ABC Paulista à capital, está vendo o florescimento de mais de 300 manacás. A árvore está presente ao longo de 33km do corredor metropolitano, entre algumas outras espécies. Os tons de lilás, rosa e branco das flores tem chamado a atenção de quem passa pelo corredor.

De acordo com a EMTU, o manacá está entre as cerca de 11 mil espécies de árvores plantadas nas margens das pistas para os ônibus. A Next Mobilidade (outrora Metra), que opera as linhas que passam pelo corredor, é quem cuida do plantio das mudas nos canteiros. A empresa faz esse trabalho desde 2008.

O Manacá-da-Serra, árvore que começou a florescer neste mês, é uma espécie nativa da mata atlântica. Ela costuma florescer entre os meses de Maio e Setembrou, que marca os períodos de outono e inverno. Além disso, outras espécies nativas aparecem no corredor. Temos, por exemplo, Azaleias, Aroeiras, Brancos de Princesa, Hibiscos, entre várias outras.

Ainda de acordo com a EMTU, as Azaleias foram a primeira espécie plantada no local, há mais de 30 anos. Há ainda árvores frutíferas, como pés de goiaba, caqui, jaca e amora. Para os trabalhos, a Next Mobilidade conta com uma equipe própria de jardineiros. “A equipe faz a rega noturna todos os dias ao longo do corredor, a partir das 19h, e além das podas regulares, adubamos e fazemos os tratamentos necessários para dar mais vitalidade e desenvolvimento para as plantas”, diz Ricardo Lima, chefe da equipe. O material obtido a partir da poda dos galhos passam ainda por compostagem, voltando posteriormente para o corredor em forma de adubo.

Fique por dentro!

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Sendo assim, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Então não perca tempo: Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Leave a Reply