Prefeito de Santa Isabel pede congelamento de tarifas da EMTU a prefeito de SP

O Prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chincilla, pediu ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o congelamento de tarifas de linhas da EMTU. O pedido veio durante uma reunião do Condemat, que reúne municípios da região do Alto Tietê, e que contou com a presença do prefeito paulistano. Ela ocorreu na última segunda-feira.

De acordo com o prefeito de Santa Isabel, a justificativa é a longa e cansativa viagem que os moradores fazem entre as duas cidades. Além disso, ele diz ter pedido ainda melhorias nas condições dos ônibus. Atualmente, quem se desloca entre São Paulo e Santa Isabel usa as linhas 219 e 820.

Ocorre que o responsável pela gestão da frota e tarifas das linhas da EMTU é o Governo do Estado, por meio da própria EMTU e da Secretaria de Transportes Metropolitanos. São estes órgãos, inclusive, que determinam ou autorizam as mudanças nos valores de passagem de linhas sob gestão da EMTU.

Embora a definição das tarifas precise passar pela anuência das prefeituras no ato de se criar uma nova linha ou alterar alguma existente, por exemplo, o primeiro passo deve vir da gestão estadual. De acordo com o decreto estadual nº 24.675/1986, que traz algumas diretrizes sobre a operação dos ônibus metropolitanos, inclusive, empresas que operam linhas municipais podem pedir o aumento de tarifa em certas linhas intermunicipais, por meio das prefeituras, sob argumentos de sobreposição de trajetos ou de horários, por exemplo. Isso evita desequilíbrios financeiros no contrato destes operadores regionais.

O evento do Condemat contou ainda com a presença de secretários da capital e de prefeitos de sete cidades da região. Eles trataram ainda sobre outros temas de interesse regional. Um deles, por exemplo, foi a construção de um entreposto de hortifruit – como o CEAGESP – no extremo leste de São Paulo.

Fique por dentro!

Já conhece todos os nossos canais? Não? Sendo assim, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Então não perca tempo: Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Leave a Reply