Usuários sentem corte de horários em linhas da EMTU nesta segunda; motivo seria alta do diesel

Alguns usuários estão relatando terem percebido um corte de horários em linhas da EMTU na Grande São Paulo nesta segunda-feira. Relatos dos mais diversos tipos chegaram por meio das redes sociais nesta manhã. De acordo com eles, profissionais de algumas empresas os informaram que o motivo seria a alta no preço do diesel.

Ainda de acordo com os relatos, tanto fiscais quanto motoristas comentam que houve uma redução de 30% na frota de algumas empresas desde as primeiras horas desta segunda. Os principais relatos vêm das cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, mas também há reclamações da operação nas cidades de Guarulhos, Osasco, Santana de Parnaíba e Barueri, por exemplo.

Julia, que costuma embarcar em uma das linhas que ligam as cidades de Embu e Taboão à São Paulo, relatou que só conseguiu embarcar 40 minutos depois do horário habitual. “40 minutos esperando o ônibus e descobrir que diminuíram a frota dos ônibus em 30%. Costumo pegar 7:10 e hoje peguei 7:40”, disse sobre os possíveis cortes nas linhas da EMTU. Em nota, a EMTU nega os cortes, e diz que algumas linhas ganharam mais partidas nos últimos dias, após estudos de demanda.

Diesel em alta constante

De acordo com o portal G1, o diesel já acumula uma alta de 47% nas refinarias da Petrobras apenas em 2022. O último aumento veio no dia 10 de maio, quando o preço subiu mais 8,7%. Em nota, a estatal afirmou que o aumento acompanha o movimento dos demais, fornecedores no Brasil. No entanto, mesmo com a alta no composto, as tarifas das linhas da EMTU se mantém a mesma desde o início de 2020.

Além disso, mesmo com a queda no número de passageiros transportados desde o início da pandemia, o Governo de São Paulo não forneceu qualquer subsídio para a manutenção do sistema de ônibus metropolitanos. Esta medida foi adotada, por exemplo, no transporte municipal de algumas cidades, visando mitigar o aumento das passagens sem prejudicar a operação dos ônibus. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a SPTrans estima que o valor pago em subsídios às empresas de ônibus chegue a mais de R$4 bilhões até o final do ano.

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

One thought on “Usuários sentem corte de horários em linhas da EMTU nesta segunda; motivo seria alta do diesel

Leave a Reply