Prefeitura decreta aumento nas passagens de ônibus em Taboão da Serra

Prefeitura decretou aumento nas passagens em Taboão da Serra para o dia 1°. Foto: arquivo.

A Prefeitura de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, decretou o aumento das passagens de ônibus no final.desta semana. Ela programou o aumento para terça-feira, dia 1° de março.

De acordo com a prefeitura, o aumento serve para garantir o equilíbrio financeiro do contrato. A última vez que a passagem aumentou foi em 2020. Os passageiros contestam a mudança, dizendo que vão pagar mais caro do que quem anda de ônibus em São Paulo.

Por outro lado, as operadoras dizem que, em Taboão, elas não contam com o subsídio que os ônibus da capital paulista recebem da prefeitura de São Paulo. Ou seja, diferente de São Paulo, onde a prefeitura custeia parte do sistema, em Taboão o usuário arca inteiramente com os custos da operação por meio da tarifa.

Além disso, as empresas alegam que, com os custos de operação e manutenção aumentando, como os consequentes aumentos no preço do diesel, por exemplo, sem subsídios ao sistema, a manutenção da tarifa nos valores atuais seria prejudicial. Elas dizem ainda que uma forma de mitigar esses custos seria dando prioridade ao transporte público.

No entanto, Taboão não conta com uma rede de faixas exclusivas e corredores de ônibus, diferente de outras cidades. Isso acaba gerando aumento nos custos, já que os ônibus ficam presos no trânsito, consumindo mais recursos.

Fique por dentro!

Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Deixe um comentário