Itapevi marca para janeiro licitação do transporte municipal

A cidade de Itapevi, no extremo Oeste da Grande São Paulo, marcou para o dia 10 de janeiro a abertura dos envelopes da licitação do transporte municipal. Ela divulgou a data de forma oficial nesta quarta-feira.

A licitação do transporte de Itapevi visa firmar contrato com uma empresa privada, visando operar as pouco mais de 30 linhas municipais da cidade. De acordo com a prefeitura, apenas uma empresa levará todas as linhas, não havendo divisão por lotes. Ela diz ainda que, caso houvesse a divisão, haveria também um custo a mais para ela.

A empresa deverá dispor de veículos com menos de dez anos de fabricação. Além disso, os novos ônibus que a empresa adquirir devem vir com ar condicionado e Wi-Fi, segundo projeto que antecedeu o edital. O contrato deve ser de 20 anos.

De acordo com dados de 2019, último ano antes da pandemia de COVID-19 – que mudou a dinâmica do transporte urbano no estado de São Paulo -, as linhas municipais de Itapevi contavam com 75 ônibus nos horários de pico e 54 no entre-pico. Em dezembro daquele ano, foram registrados pouca mais de 1,5 milhões de embarques. Destes, cerca de 226 mil foram provenientes de gratuidades (Idosos, Pessoas com Deficiência ou integrações, por exemplo).

Inicialmente, a prefeitura tentou realizar o certame em Julho, mas acabou por suspendê-lo na época.


Já conhece todos os canais do portal Linhas Metropolitanas? Não? Então, saiba que nossa rede se estende pelo Facebook, Twitter, Instagram e YouTube! Clique/toque aqui e siga-nos nas redes sociais!

Redação

Leave a Reply