EMTU promoveu ação de segurança a ciclistas no “Dia Mundial Sem Carro”

A EMTU promoveu na última quarta-feira uma ação de segurança no trânsito focada nos motoristas de ônibus. O evento foi em alusão ao “Dia Mundial Sem Carro”, voltado a estimular o deslocamento por meio da mobilidade ativa ou transporte público. Ele foi realizado no Parque Villa-Lobos, na cidade de São Paulo.

O encontro contou com a participação de motoristas de ônibus das cinco áreas da Grande São Paulo cujo transporte intermunicipal é administrado pela EMTU. O destaque ficou por conta da simulação de uma situação que ciclistas enfrentam diariamente na metrópole: as chamadas “finas”. Os condutores do transporte coletivo subiram em bicicletas fixadas no solo, enquanto outros passavam com os ônibus a poucos centímetros de distância.

Uma das que puderam experimentar essa sensação foi Joyce, motorista da Viação Miracatiba. Ela contou como foi a experiência. “Lá dentro [do ônibus] a gente não tem noção, mas na bicicleta a gente vê como é; o susto, o medo, devido ao tamanho do ônibus em comparação com a bike. Uma empatia total.”, comentou.

O secretário de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, também participou da experiência. Ele chegou ao local de bicicleta, junto à outros membros da pasta. “Gostaria que todos nós pudéssemos nos desafiar: utilizar cada vez mais a bicicleta como estamos aqui agora, simbolicamente, trazendo todo o pessoal, pra mostrar e entusiasmar cada um que possa se entusiasmar.”, disse.

Além disso, profissionais do SEST/SENAT estiveram presentes, passando orientações sobre leis de trânsito e segurança viária. Uma maquete representando irregularidades vistas com certa frequência nas vias foi montada, onde os participantes do evento puderam mostrar quais seriam as ações corretivas que deveriam ser adotadas. Quem passou pelo local também pode conferir as fotos selecionadas pela EMTU no “Olhar Metropolitano”, no qual os participantes puderam enviar suas fotografias sobre o transporte metropolitano para exposição.

Redação

Leave a Reply