Itapevi marca para agosto licitação do transporte municipal

A cidade de Itapevi, na região Oeste da Grande São Paulo, marcou para o mês de Agosto a licitação do transporte coletivo municipal. A abertura dos envelopes com as propostas está agendada para o dia 26. Atualmente, o transporte público de Itapevi é operado pela Benfica BBTT, que também opera linhas da EMTU na região.

O processo licitatório envolve a contratação de uma nova empresa para a operação das pouco mais de 30 linhas municipais da cidade. De acordo com o previsto no edital, apenas uma empresa será contratada para a operação de todas as linhas. A prefeitura alega não ser viável a operação por mais empresas, seja em consórcios ou em diferentes lotes. Ela diz que isso representaria um custo a mais para a prefeitura quanto à fiscalização.

O edital exige que as empresas, inicialmente, tenham veículos com, no máximo, dez anos de uso. Também é exigido que os ônibus não pode ter mais de dez anos de fabricação. Além disso, os ônibus devem ter capacidade entre 60 e 80 passageiros. Os novos coletivos adquiridos ao longo do contrato devem vir ainda com ar condicionado e Wi-Fi. Quem ganhar a licitação ficará responsável por operar os ônibus municipais pelos próximos 20 anos.

De aacordo com dados de 2019, último ano antes da pandemia de COVID-19 – que mudou a dinâmica do transporte urbano no estado de São Paulo -, as linhas municipais de Itapevi contavam com 75 ônibus nos horários de pico e 54 no entre-pico. Em dezembro daquele ano, foram registrados pouca mais de 1,5 milhões de embarques. Destes, cerca de 226 mil foram provenientes de gratuidades (Idosos, Pessoas com Deficiência ou integrações, por exemplo).

Redação

One thought on “Itapevi marca para agosto licitação do transporte municipal

  1. até onde eu sei nada mudou a prefeitura não diz nada e a benfica continua fazendo juz ao nome que tem, bem fica, só tomando o dinheiro da população com onibus sucateados, funcionarios pessimos, fiscalização que não faz nada, onibus sujo, lotado, sem horario, da vergonha morar em itapevi pelo tipo de transporte que temos, esta empresa opera na cidade a decadas e ninguem faz nada, entra prefeito sai prefeito e ela continua firme e forte mandando no municipio com seu monopolio e claro com certeza seus subornos pois para estar a decadas com certeza o suborno é grande, só quem mora em itapevi e depende deste lixo sabe o que eu falo, quem ve de fora acha que é frescura ou histeria venha para itapevi dependa da benfica e vera o serviço de qualidade de primeiro mundo.

Leave a Reply