EMTU vai estudar interação entre linhas de Itu

A EMTU vai realizar um estudo para integrar duas linhas intermunicipais com linhas municipais da cidade de Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba. As linhas intermunicipais que participariam desta integração são a 6225 – Itu (Road Shopping x Terminal Cidade Nova via Outlet) – e 6226EX1 – Mairinque (Bairro São José) x Itu (Terminal Cidade Nova).

A integração ocorreria no Terminal Cidade Nova. Ela permitiria que passageiros de ao menos onze linhas municipais de Itu, operadas pela “Vitu”, possam acessar os bairro Dona Catarina e São José com menor custo. Além disso, os moradores destes bairros terão acesso facilitado ao centro de Itu e ao Road Shopping.

De acordo com a EMTU, a questão será apresentada tanto à prefeitura de Itu quanto à Secretaria de Transportes Metropolitanos para as devidas aprovações. Para que integrações entre ônibus intermunicipais e municipais sejam criadas, é necessário que estado e município firmem um convênio. A empresa diz ainda que devem ser considerados os aspectos legais e operacionais, e ainda o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte.

Atualmente, a linha 6225 conta apenas com duas partidas por dia em cada sentido. Já a linha 6226EX1 opera com oito partidas diárias por sentido, das 5h25 às 23h35.

Recentemente, a prefeitura de Itu assinou um contrato de permissão de operação do transporte municipal de Itu com a Vitu, que deve vigorar até o final de 2021.

linhas de Itu

Redação

Leave a Reply